Políticas e práticas de formação de professores da educação infantil no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão:

o estágio em foco

Autores

  • Jorgiene da Silva e Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
  • Rosyane de Moraes Martins Dutra Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.69893

Palavras-chave:

Legislação Educacional. Estágio Curricular Supervisionado. Educação Infantil.

Resumo

Este artigo investiga as políticas e as práticas de formação de professores para atuarem na Educação Infantil em processo formativo no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, concentrando-se no estágio curricular supervisionado. Examina os fundamentos legais e diretrizes nacionais que orientam o estágio, contribuindo para a formação docente e construção da identidade profissional. Utiliza-se de uma metodologia bibliográfica e documental, com análise de legislações e teorias pedagógicas relevantes. O arcabouço teórico abrange desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) até contribuições de teóricos como Pimenta e Lima (2008), destacando a integração entre teoria e prática na formação de educadores. Com os resultados foi possível compreender a importância do estágio curricular supervisionado na formação de professores para atuarem na Educação Infantil, bem como a relevância das políticas e práticas adotadas no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão.

Palavras-chave: Legislação Educacional. Estágio Curricular Supervisionado. Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Jorgiene da Silva e Silva , UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Sou graduada em Ciências Sociais (Bacharel e Licenciatura), pela Universidade Federal do Maranhão (2013) e graduada em Pedagogia, UFMA (2023). Possuo Especialização em Coordenação Pedagógica, UFMA (2016) e Especialização em Gestão Pública Municipal, UFMA (2019). Leciono a disciplina de Sociologia. Tenho experiência como Coordenadora Pedagógica pela SEMED de São José de Ribamar - MA. Fui bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), no Projeto de Formação Continuada dos Profissionais de Educação do Sistema Municipal de Educação de Buriticupu ProSemeb (2018-2019). Estou cursando uma nova pós-graduação Lato Sensu em Psicologia da Educação, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

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Publicado

2025-07-05

Como Citar

SILVA , Jorgiene da Silva e; DUTRA, Rosyane de Moraes Martins. Políticas e práticas de formação de professores da educação infantil no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão:: o estágio em foco. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 12, p. 1–20, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.69893. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/69893. Acesso em: 18 nov. 2025.

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