Políticas e práticas de formação de professores da educação infantil no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão:
o estágio em foco
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.69893Palavras-chave:
Legislação Educacional. Estágio Curricular Supervisionado. Educação Infantil.Resumo
Este artigo investiga as políticas e as práticas de formação de professores para atuarem na Educação Infantil em processo formativo no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, concentrando-se no estágio curricular supervisionado. Examina os fundamentos legais e diretrizes nacionais que orientam o estágio, contribuindo para a formação docente e construção da identidade profissional. Utiliza-se de uma metodologia bibliográfica e documental, com análise de legislações e teorias pedagógicas relevantes. O arcabouço teórico abrange desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) até contribuições de teóricos como Pimenta e Lima (2008), destacando a integração entre teoria e prática na formação de educadores. Com os resultados foi possível compreender a importância do estágio curricular supervisionado na formação de professores para atuarem na Educação Infantil, bem como a relevância das políticas e práticas adotadas no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão.
Palavras-chave: Legislação Educacional. Estágio Curricular Supervisionado. Educação Infantil.
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