A presença da nova cartilha Analytico-Synthética de Mariano de Oliveira no Grupo Escolar Barão do Rio Branco, Parelhas-RN, 1919 a 1922

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.72564

Palavras-chave:

Cartilha Escola. Grupo Escolar. Método inovador. Alfabetização

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a cartilha escolar de Mariano de Oliviera utilizado por alunos e professores no Grupo Escolar Barão do Rio Branco, município de Parelhas-RN, de 1919 a 1922.  Considera-se nesta pesquisa a abordagem metodológica do método histórico. A bibliografia desta investigação utilizou obras como: Le Goff (2013), Magalhães (2004), Araújo (2011), Azevedo e Stamtto (2012), Medeiros Neta (2011), Mortatti (2000), Sobral (2007). O corpus investigado inclui dois diários de classe das professoras Maria Terceira Rocha e Raimunda Rocha (1919 e 1920), Maria Helena Furtado e Rita Sampaio (1921 e 1922) do GEBRB, e a cartilha escolar “a Nova Cartilha Analítico-sintética” de Mariano de Oliveira. O referido manual apresenta uma concepção de infância, ludicidade, família e patriotismo imbuídas em cada historieta ou imagem.

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Referências

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Publicado

2025-07-23

Como Citar

DE ARAÚJO, Marecilda; DE MOREIRA VIVEIROS, Kilza Fernanda. A presença da nova cartilha Analytico-Synthética de Mariano de Oliveira no Grupo Escolar Barão do Rio Branco, Parelhas-RN, 1919 a 1922. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 12, p. 1–26, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.72564. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/72564. Acesso em: 18 nov. 2025.

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