A Inclusão excludente dos ingressantes cotistas nos cursos técnicos do IFSC Câmpus Itajaí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.72672

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Cotas, Inclusão, Processo Seletivo, Ingresso

Resumo

Com a promulgação da Lei de Cotas (nº 12.711/12) e sua atualização pela Lei nº 14.723/23, todas as instituições públicas de ensino superior no Brasil passaram a reservar, no mínimo, 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Diante disso, o presente estudo apresenta  investigação realizada sobre o processo de ingresso de cotistas nos cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Itajaí. Para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo qualitativo, com abordagem de estudo de caso, no período de 2020/2 a 2022/2. A pesquisa incluiu a análise do histórico da implementação das cotas no IFSC, levantamento de dados sobre processos indeferidos e cancelamentos de matrícula de cotistas, entrevistas com servidores do Registro Acadêmico e da Secretaria, e análise documental dos resultados disponíveis no site do IFSC. Os resultados revelaram que, apesar dos esforços prévios do IFSC para a inclusão de grupos historicamente marginalizados, persistem desafios na garantia de igualdade no acesso às vagas. Conclui-se que a qualificação dos processos de ingresso é essencial para promover um ambiente educacional mais acessível e inclusivo, contribuindo para a superação das barreiras enfrentadas pelos estudantes cotistas. 

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Biografia do Autor

Adriano Larentes da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Educação pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFSC). 

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Publicado

2025-07-23

Como Citar

LARENTES DA SILVA, Adriano; REGINA VELOSO ESTEVES, Marina. A Inclusão excludente dos ingressantes cotistas nos cursos técnicos do IFSC Câmpus Itajaí . Revista Educare (Online), [S. l.], v. 12, p. 1–25, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.72672. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/72672. Acesso em: 18 nov. 2025.

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