Perspectivas de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA):
espaços para a experiência da leitura literária
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.73237Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos. Literatura. Leitura literária. Letramento literário.Resumo
Este artigo traz algumas reflexões acerca da importância do ensino da literatura na educação básica, especificamente, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Caracteriza-se como um estudo bibliográfico, não isentando o lugar de professora da EJA, ocupado pela autora. São feitas algumas discussões acerca da concepção de literatura e de letramento literário, levando-se em conta a interface da literatura com outras artes, a exemplo da música. Traz também uma breve discussão sobre a matriz curricular da EJA – versão preliminar, do município de João Pessoa-PB. A base das discussões foram os estudos de Candido (2011), Cosson (2009; 2020), Santomé (2013), além de outros autores. A literatura e a leitura literária são de suma importância na formação do estudante da EJA, assim como os diálogos com outras manifestações artísticas. Isso tem sido constatado pela autora no decorrer da sua atuação nessa modalidade de ensino. Desta feita, um currículo que se volte para a necessidade desses alunos não pode excluir a experiência literária. O acesso às produções do campo artístico-literário também é um direito dos alunos da EJA. Sendo assim, partindo-se da realidade dos estudantes, é possível sistematizar um trabalho profícuo, inserindo práticas de leitura no planejamento de ensino, de modo a executá-las com a adesão desses estudantes.
Downloads
Métricas
Referências
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Conferência pronunciada na XXIV Reunião Anual da SBPC, São Paulo, julho de 1972. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 1 ed. 3. Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento literário. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (Orgs). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/. Acesso em: 03 mar. 2025.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
JOÃO PESSOA. Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC). Matriz Curricular – Educação de Jovens e Adultos, João Pessoa-PB, 2024 (Versão preliminar).
PAULINO, Graça. Das Leituras ao Letramento Literário. Belo Horizonte: FaE/UFMG e Pelotas: EDGUF Pel, 2010.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Troia da educação. Tradução Alexandre Salvaterra. Porto Alegre -RS: Penso, 2013.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SOARES, Magda. Ler, verbo transitivo. In: PAIVA et al (Orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educare (Online)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.






