O estado do conhecimento das pesquisas sobre idosos e a Educação de Jovens e Adultos no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB entre os anos de 2011 e 2020
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.73387Palavras-chave:
Pessoa Idosa., Educação., Educação de Jovens e Adultos.Resumo
O envelhecimento populacional brasileiro, conforme demonstrado pelos dados oficiais do país, amplia as discussões sobre a pessoa idosa, protagonista desse processo diário. Diante dessa demanda crescente, torna-se evidente a relevância da presença dessas pessoas, impulsionando o desenvolvimento de estudos sobre esse fenômeno. Nosso objetivo é compreender como os pesquisadores abordam a presença da pessoa idosa na educação, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade que possibilita seu retorno à escola. Adentrar o universo de qualquer pesquisa requer do pesquisador maturidade na escolha dos itinerários metodológicos a serem seguidos. O levantamento realizado apresenta os estudos desenvolvidos no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), espaço privilegiado de conhecimento, justificando assim a escolha do objeto de pesquisa. Com base nas reflexões apresentadas, consideramos que os resultados do mapeamento não apenas esclarecem ideias, mas também fundamentam cientificamente a urgência de pesquisas que aprofundem temáticas relevantes no campo educacional, já que, em sua maioria, abordam indiretamente o direito de acesso das pessoas idosas à educação, aspecto fundamental no contexto da escolarização desse grupo populacional. Nesse cenário, a tese do pesquisador se sustenta a partir da análise dos dados compilados e apresentados ao longo do estudo. Essa questão insere no debate a importância da valorização da pessoa idosa no contexto atual da sociedade. Embora a EJA e o público idoso sejam temas relevantes na atualidade, especialmente diante do envelhecimento populacional, eles não são abordados com profundidade nas pesquisas realizadas pelas Instituições de Ensino Superior, conforme evidenciados pelos achados do Estado do Conhecimento. Nesse sentido, é urgente a ampliação de pesquisas sobre a pessoa idosa e a EJA, como porta de entrada para esses indivíduos no campo educacional, em
especial para aqueles que não tiveram acesso à escola durante a infância. Constatou-se que todos os trabalhos encontrados foram produzidos no âmbito da linha de pesquisa em Educação Popular, o que reforça a necessidade de estudos que insiram a pessoa idosa no debate de outras linhas no referido programa. Durante a busca, constatamos que, em 2011, havia poucos registros ou informações incompletas sobre os trabalhos produzidos. O Estado do Conhecimento permite ao pesquisador uma maior aproximação com o objeto de estudo, ampliando seu repertório teórico, conceitual e metodológico, complementando os estudos já existentes e fortalecendo o debate proposto. É importante ressaltar que as lacunas identificadas na base de dados do PPGE/UFPB comprometem a qualidade e a profundidade de pesquisas do tipo Estado do Conhecimento que utilizam as produções desse programa como referência.
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