Educação do Campo: reflexões do processo de luta e constituição enquanto direito humano e conquista dos movimentos sociais

Autores

  • Carlos Eduardo Dias da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Waldenia leão de Carvalho Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.73457

Palavras-chave:

direito, homem do campo, identidade, movimentos sociais.

Resumo

A Educação do Campo no Brasil surgiu da luta dos Movimentos Sociais, que contestavam modelos urbanos de ensino impostos ao campo, defendendo uma educação que valorizasse a cultura, o trabalho e as identidades camponesas, promovida enquanto direito humano centrado no homem do campo enquanto classe trabalhadora em um viés agroecológico. Nesse sentido, buscamos refletir teoricamente sobre a trajetória de luta e constituição da Educação do Campo no Brasil enquanto direito humano, destacando a contribuição dos Movimentos Sociais neste processo. Referenciais teóricos como Arroyo (2007), Caldart (2009) e Molina (2015) embasam as discussões, permitindo uma análise crítica dos desafios e avanços relacionados a Educação do Campo na constituição da sua identidade e pertencimento. Seus resultados trazem as conquistas dos Movimentos Sociais na criação e manutenção dessa Política Pública, a qual denominamos de Educação do Campo, enquanto um direito constitucional. Por fim, buscamos fortalecer a Educação do Campo e refletir acerca da sua importância para a valorização do campo.

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Biografia do Autor

Waldenia leão de Carvalho, Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação (UERJ). Mestra em Educação (UEPB). Professora da Universidade de Pernambuco (UPE).

Referências

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

SILVA, Carlos Eduardo Dias da; CARVALHO, Waldenia leão de. Educação do Campo: reflexões do processo de luta e constituição enquanto direito humano e conquista dos movimentos sociais. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 12, p. 1–16, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.73457. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/73457. Acesso em: 18 nov. 2025.

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