Edições anteriores

  • Capa do volume 1

    Não repare a bagunça. Estamos em crônica.
    v. 1 n. 1 (2025)

    A casa é mais do que paredes, janelas e telhados. É lugar de abrigo e de partida, de silêncio e de festa, de dor e de cura. É o espaço onde se misturam memórias e afetos, onde a infância se eterniza em detalhes simples — o cheiro do café, o balanço no quintal, a mesa que reúne histórias.

    Este volume da Fala Tu! nasce do entrelaçamento entre lembrança e imaginação, dando voz às experiências que moldam a vida cotidiana. As crônicas reunidas foram produzidas por estudantes do curso de Pedagogia, do Centro de Educação da UFPB, Campus I, na disciplina de Linguagem e Interação (noturno), semestre 2025.1. Cada texto apresenta um olhar singular sobre o sentido de ter ou perder uma casa, de construir ou reinventar um lar. São narrativas que atravessam tempos e geografias, revelando que a casa também habita em nós: na mesa marcada pelo tempo, no quintal que se fazia universo, nos almoços em família e nas perdas inevitáveis que a memória insiste em preservar.

    Se, ao percorrer estas páginas, você encontrar frestas, tijolos à mostra ou detalhes fora do lugar, não estranhe: são marcas do aprendizado de quem se aventura a escrever crônicas. São estudantes em processo de construção — que experimentam, arriscam, tropeçam e recomeçam —, dando vida a textos autorais que permanecem vivos e pulsantes no desejo de existir no olhar de quem lê. Aqui, a escrita não nasce para cumprir uma avaliação, mas para ganhar voz, espaço e presença. Por isso, não repare a bagunça: estamos em crônica!

     

     

     

  • Capa do volume 4

    Infância Plural: Corpos que brincam, sentem e narram histórias!
    v. 2 n. 1 (2025)

    Os resumos apresentados neste segundo volume foram elaborados por estudantes de graduação em Pedagogia do Centro de Educação, da UFPB, Campus I, participantes da disciplina Seminário Temático em Educação V, no semestre 2025.1 (noturno). Os textos contribuíram para os debates relacionados ao tema “Infância Plural: Corpos que brincam, sentem e narram histórias” e para o seminário realizado na disciplina sobre esse assunto.  

    Os resumos apresentados abrem caminhos para pensar a criança como sujeito ativo, produtor de cultura e de significados. Nos resumos sobre literatura infantil, vemos como o envelhecer, a doença e a intergeracionalidade entram em cena, desafiando estereótipos cristalizados e convidando os pequenos a refletir sobre o ciclo da vida. Nos resumos sobre o brincar, descobrimos que jogos, brinquedos e brincadeiras são mais do que passatempo: são ferramentas de aprendizagem, socialização, resgate cultural e desenvolvimento integral.