Diálogos multidirecionais, trânsito entre gêneros discursivos e sentidos de humor em Teocracia em Vertigem
Palavras-chave:
Dialogismo, Gêneros discursivos, Humor, Teocracia em Vertigem, Porta dos FundosResumo
Com base em aportes teóricos do Círculo de Bakhtin, este artigo analisa Teocracia em Vertigem, média-metragem lançado em 10 de dezembro de 2020 na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube como Especial de Natal do coletivo de humor brasileiro Porta dos Fundos. Mais especificamente, buscamos compreender quais os diálogos empreendidos pela obra em relação a textos em circulação na cultura – entendidos como manifestações da constituição dialógica do discurso –, bem como de que modos a hibridização e intercalação de gêneros – consideradas enquanto formas de heterodiscurso – manifestam-se no filme em questão, contribuindo para a construção de sentidos a partir do engendramento de relações múltiplas entre fabulação e realidade. Nesse percurso, consideramos, como pano de fundo às discussões propostas, as características do discurso humorístico, concebido ora como revelação da fragilidade dos códigos e convenções sociais, ora como alívio decorrente de um relaxamento momentâneo da repressão psíquica, ora ainda em sua manifestação de riso carnavalesco. Dessa forma, o trabalho espera refletir sobre as potencialidades ao mesmo tempo estéticas e críticas do filme em questão, destacando a presença, em sua tessitura, de movimentos que colocam o mundo de “cabeça para baixo”, da dessacralização da narrativa bíblica aos jogos de sentido em torno da arbitrariedade da própria representação.
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