Política de Ética e Regulamento

A Letr@ Viv@ tem um compromisso com a ética e a qualidade das publicações de forma a garantir que a pesquisa científica aqui divulgada sirva ao progresso do pensamento científico e bem como ao desenvolvimento social integrado às dimensões da qualidade da vida. Defendemos um comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação em nosso periódico. Nesse sentido, autores, editores, pareceristas e o Portal de Periódicos da UFPB  constituem um todo que compreende a importância do apego às boas práticas de gestão do conhecimento e dos direitos autorais.

Por seu compromisso com a ética científica e a qualidade editorial, Letr@ Viv@ exige padrões de comportamento ético de todas as partes envolvidas e não aceita (auto)plágio ou qualquer outro comportamento incompatível com as boas práticas em ciência, em conformidade com as diretrizes do CNPq e o Committee on Publication Ethics (COPE).

 

Deveres do Editor:

Decisão de publicação

O editor é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista devem ser publicados. O editor é guiado pelas políticas decididas pelo Conselho Editorial, pelo Comitê Científico e pelo Portal de Periódicos da UFPB. Essas políticas devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio. Para tomada de decisões o editor pode consultar o Comitê Científico, o Conselho Editorial, bem como o referido Portal de Periódicos da Universidade.

Transparência e respeito

O editor deve avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta a raça, o gênero, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política dos autores. Questões de dimensão pessoal não devem influenciar a tomada de decisão quanto às práticas de avaliação e publicação.

Confidencialidade

O editor e demais membros da equipe editorial não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais. Isso implica na manutenção do sigilo das informações durante todo o processo de submissão, bem como posteriormente em casos de rejeição do material avaliado. Además, é fundamental o apagamento de qualquer dado de ordem intelectual de terceiros dos seus dispositivos após as etapas de avaliação, sendo o sistema OJS disponibilizado pela Letr@ Viv@ o único repositório autorizado arquivador manuscritos e dados complementares aos mesmos

Divulgação e conflitos de interesse

O editor não deve utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve recusar avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas, financeiras ou outros relacionamentos/ligações com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições ligadas aos manuscritos.

Envolvimento e cooperação em investigações: o editor deve tomar medidas necessárias cabíveis quando foram apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

 

Deveres dos Avaliadores:

Contribuição para as decisões editoriais

A revisão dos avaliadores auxilia o editor na tomada de decisões editoriais. Além disso, o processo de comunicação com o autor(es) dos manuscritos pretende auxiliar nas medidas em relação ao aperfeiçoamento do artigo.

Pontualidade

Qualquer avaliador selecionado que não se sente qualificado para avaliar a pesquisa relatada em um manuscrito ou que sabe ser impossível cumprir o prazo para entrega da avaliação deve notificar, com brevidade, o editor para que pareceristas alternativos possam ser convidados.

Confidencialidade

Os trabalhos recebidos para análise são documentos confidenciais e devem ser tratados como tais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com outras pessoas. Essa regra se aplica inclusive aos pareceristas que declinaram do convite para avaliar.

Padrões de objetividade

Os pareceres devem ser conduzidos de forma objetiva. Os avaliadores devem expressar seus pontos de vista de maneira clara e apoiados em argumentos, seguindo de perto as normas de submissão e as diretrizes da Letr@ Viv@ (para mais informações, veja Instruções aos Pareceristas).

Sobre as fontes

Os avaliadores devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores. Ademais, o(a) avaliador(a) deve chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal.

Divulgação e conflito de interesses

Informações privilegiadas ou ideias obtidas pelo parecerista por meio da leitura dos manuscritos devem ser mantidas em sigilo e não devem ser utilizadas para proveito pessoal. O(A) parecerista não deve avaliar manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

 

Deveres dos Autores:

Normas gerais

Os autores de trabalhos que se referem a pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado. Dados complementares devem ser representados com precisão no artigo. O documento deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.

Originalidade e plágio

Os autores devem garantir que as obras são inteiramente originais e se eles utilizam o trabalho e/ou textos dos outros que isso seja devidamente citado, de acordo com as normas de referência vigentes. A prática de plágio ocasiona rejeição do artigo em qualquer de suas fases, antes ou após publicação. Essa prática pode levar ao bloqueio de nova submissão por quatro anos.

Publicações múltiplas, redundantes ou concorrentes

Um autor não deve publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico.  Enviar o mesmo manuscrito para mais de uma revista ao mesmo tempo e/ou publicar o mesmo artigo em mais de um periódico constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável. Portanto, os artigos resultantes de teses e dissertações devem explicitar essa informação, de modo a evitar autoplágio. Os textos não podem ser coincidentes, total ou parcialmente.

Sobre as fontes

O trabalho de outros autores deve sempre ser reconhecido. Os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em particular, como em uma conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas sem a permissão explícita por escrito da fonte. As informações obtidas por meio de serviços confidenciais, tais como arbitragem, manuscritos ou pedidos de bolsas, não devem ser utilizadas sem a permissão explícita por escrito do autor do trabalho envolvido nestes serviços.

Autoria

A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores tomaram conhecimento do texto e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.

Divulgação e conflitos de interesses

Todos os autores devem divulgar no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.

Contribuição do autor

Os autores são obrigados a participar do processo de avaliação e revisão, o que inclui cooperar respondendo prontamente aos pedidos do editor para esclarecer dados, enviar permissões de pesquisa, direitos autorais, etc. Em caso de decisão editorial que exija revisões obrigatórias, os autores devem atender aos comentários dos avaliadores, um a um, ou justificar quando não acatá-los, e, no prazo concedido, submeter a versão revisada ao sistema da revista. Devem ainda atender à requisição dos editores de texto para avaliar o trabalho editado no prazo concedido. Os autores são responsáveis por manter atualizadas as formas de contato e acompanhar diretamente pelo sistema o andamento do processo editorial do manuscrito submetido. Letr@ Viv@ não se responsabiliza por mensagens não entregues por problemas técnicos, filtros de spam dos provedores, endereços de e-mail desatualizados, ou qualquer falha de natureza semelhante.

Erros fundamentais em trabalhos publicados

Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado, consideramos como obrigação do autor informar imediatamente o editor da revista, ou ao Comitê Científico, de forma a cooperar com o periódico para corrigir o artigo.