Instruções aos Pareceristas

Instruções para acessar o artigo a ser avaliado:

  1. Acessar o site da revista com o seu login e senha.

  2. A tela que aparecerá para o avaliador conterá uma aba Minhas submissões designadas onde será possível clicar no título do artigo designado para avaliação.

  3. Clicando na submissão, o primeiro passo será aceitar ou rejeitar o pedido de avaliação, e aparecerão as informações sobre o artigo e prazo para o parecer.

  4. Também tem como o avaliador visualizar os metadados da submissão em Ver Todos os Detalhes da Submissão.

  5. Na aba lateral (etapa 2), em Diretrizes para Avaliação, você verá os passos de avaliação obrigatórios.

  6. Na etapa 3 (Download e Avaliação) o avaliador poderá baixar o arquivo para avaliação, ver as diretrizes e preencher os campos do formulário atribuído quando foi solicitado o avaliador.

  7. No campo Transferir, em Enviar Arquivo o avaliador pode enviar um arquivo revisado.

  8. No campo de Discussão da avaliação é onde será feita a comunicação entre avaliador/autor/editor.

  9. Em Recomendação deve-se escolher a recomendação adequada e submeter a avaliação para concluir o processo.

  10. Após esta etapa, basta clicar em Enviar Avaliação para ser que a última etapa seja disponibilizada.

  11. Na aba Finalização, um agradecimento pela avaliação estará disponível, bem como o campo Discussão da avaliação que permitirá posteriores dúvidas e discussões entre o autor e o/a avaliador(a).

  12. Após concluir esta etapa, basta clicar em Enviar Avaliação para prosseguir para a etapa final.

  13. Na aba Finalização, será exibida uma mensagem de agradecimento, juntamente com o campo Discussão da Avaliação, que permite perguntas de acompanhamento ou debates entre o avaliador e o autor.

Política sobre Conflito de Interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

Assim, em conformidade com o Committee on Publication Ethics (COPE):

Editores: não devem utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito do autor. Devem se recusar a avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições ligadas aos manuscritos.

Pareceristas: devem manter em sigilo informações privilegiadas. As ideias obtidas pelo parecerista por meio da leitura dos manuscritos devem ser mantidas em sigilo e não devem ser utilizadas para proveito pessoal. Não devem avaliar manuscritos em que tenham conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

Autores: devem divulgar no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.

As consequências para não declarar possíveis conflitos de interesse

Qualquer conflito de interesse será tratado com base em fluxogramas utilizados pelo Committee on Publication Ethics (COPE). Os gráficos podem ser baixados e acessados a partir do link (http://publicationethics.org/resources/flowcharts).

Conflito de interesse resulta em um manuscrito não ser mais considerado para publicação?

Se algum ou todos os tipos de conflito de interesse (mencionados anteriormente) forem detectados (a priori, durante o processo de revisão de pares ou a posteriori na publicação) em algum texto avaliado ou aprovado, o manuscrito ficará em suspenso até que o conflito de interesse seja resolvido.