DE JACQUES COPEAU A JACQUES LECOQ:

APONTAMENTOS SOBRE A FILIAÇÃO

Autores

  • Cláudia Müller Sachs Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ismael Scheffler Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2025v16n1.74403

Resumo

O presente estudo busca demonstrar o processo de filiação existente entre as propostas pedagógicas teatrais de dois influentes franceses: Jacques Copeau (1879-1949) e Jacques Lecoq (1921-1999). O objetivo principal é o levantamento conceitual das pedagogias aplicadas nas escolas encabeçadas por estes artistas no que tange a aspectos comuns. Neste sentido, são situados alguns momentos históricos em que esses teatristas trabalharam e apontados diversos princípios apregoados na Escola do Teatro Vieux-Colombier, capitaneada por Copeau, em Paris, nos primeiros anos da década de 1920, e as evidências dessa herança que permaneceram em difusão por meio da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, criada em 1956.

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Publicado

2025-06-28

Como Citar

MÜLLER SACHS, Cláudia; SCHEFFLER, Ismael. DE JACQUES COPEAU A JACQUES LECOQ:: APONTAMENTOS SOBRE A FILIAÇÃO. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 16, n. 1, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2025v16n1.74403. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/74403. Acesso em: 12 nov. 2025.

Edição

Seção

EPISTEMOLOGIA DA CENA