DE JACQUES COPEAU A JACQUES LECOQ:
APONTAMENTOS SOBRE A FILIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2025v16n1.74403Resumo
O presente estudo busca demonstrar o processo de filiação existente entre as propostas pedagógicas teatrais de dois influentes franceses: Jacques Copeau (1879-1949) e Jacques Lecoq (1921-1999). O objetivo principal é o levantamento conceitual das pedagogias aplicadas nas escolas encabeçadas por estes artistas no que tange a aspectos comuns. Neste sentido, são situados alguns momentos históricos em que esses teatristas trabalharam e apontados diversos princípios apregoados na Escola do Teatro Vieux-Colombier, capitaneada por Copeau, em Paris, nos primeiros anos da década de 1920, e as evidências dessa herança que permaneceram em difusão por meio da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, criada em 1956.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 MORINGA - Artes do Espetáculo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à Revista Moringa - Artes do Espetáculo e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados, conexos à licença Creative Commons (CC by), conforme link a seguir. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR