A MELODIA DO LUTO:

representação do feminino na canção de Evadne em Eurípides

Autores

  • Luciano Heidrich Bisol Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2025v16n1.74412

Resumo

O presente artigo investiga aspectos estéticos das inovações musicais desenvolvidas pelo poeta trágico Eurípides (c. 484-406 a.C.) na segunda metade do século V a.C. Aspectos formais e ritualísticos são discutidos a partir da tradução de uma canção suicida entoada pela personagem Evadne da peça As Suplicantes (c. 423 a.C.). O objetivo desta investigação é recuperar o percurso que parte do papel da música na cultura grega e chega até as canções de lamento encontradas em Eurípides, resultado de um processo de inovação estética, ilustrado pela canção de Evadne. Nesse percurso, seguindo Alexiou (2002) e Eric Csapo (1999, 2004), reconhece-se que elementos musicais constituem recursos miméticos para a representação do feminino na obra do poeta.

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Publicado

2025-06-28

Como Citar

HEIDRICH BISOL, Luciano. A MELODIA DO LUTO:: representação do feminino na canção de Evadne em Eurípides. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 16, n. 1, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2025v16n1.74412. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/74412. Acesso em: 12 nov. 2025.

Edição

Seção

EPISTEMOLOGIA DA CENA