AS POÉTICAS CÊNICAS E O FIGURINO:
uma análise dos processos criativos de Gabriel Villela
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2025v16n1.74416Resumo
Essa pesquisa se dedica a uma análise teórica da criação do figurino, visando apontar a importância deste na construção da personagem e na sua identificação, enquanto elemento linguístico e comunicativo, por meio de um apanhado bibliográfico, que perpassa por algumas estéticas cênicas. O estudo revela que este traje teria um caráter transformativo e vasto, que se modifica conforme as necessidades em que está inserido para, assim, ser capaz de ter independência sem se tornar incoerente. Para tal trabalho, é necessário, inicialmente, elucidar a diferença entre alguns termos que, a priori, se convergem, mas que são potentes em si. Por fim, para exemplificar a importância desse elemento cênico, estuda-se o trabalho do encenador brasileiro Gabriel Villela e seu processo criativo, voltado principalmente para a criação das vestes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 MORINGA - Artes do Espetáculo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à Revista Moringa - Artes do Espetáculo e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados, conexos à licença Creative Commons (CC by), conforme link a seguir. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR