AS POÉTICAS CÊNICAS E O FIGURINO:

uma análise dos processos criativos de Gabriel Villela

Autores

  • Lorena Mota Catabriga Universidade Estadual de Maringá
  • Carlos Daniel Donadeli Zanelati Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2025v16n1.74416

Resumo

Essa pesquisa se dedica a uma análise teórica da criação do figurino, visando apontar a importância deste na construção da personagem e na sua identificação, enquanto elemento linguístico e comunicativo, por meio de um apanhado bibliográfico, que perpassa por algumas estéticas cênicas. O estudo revela que este traje teria um caráter transformativo e vasto, que se modifica conforme as necessidades em que está inserido para, assim, ser capaz de ter independência sem se tornar incoerente. Para tal trabalho, é necessário, inicialmente, elucidar a diferença entre alguns termos que, a priori, se convergem, mas que são potentes em si. Por fim, para exemplificar a importância desse elemento cênico, estuda-se o trabalho do encenador brasileiro Gabriel Villela e seu processo criativo, voltado principalmente para a criação das vestes.

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Publicado

2025-06-28

Como Citar

MOTA CATABRIGA, Lorena; DONADELI ZANELATI, Carlos Daniel. AS POÉTICAS CÊNICAS E O FIGURINO:: uma análise dos processos criativos de Gabriel Villela. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 16, n. 1, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2025v16n1.74416. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/74416. Acesso em: 12 nov. 2025.

Edição

Seção

PROCESSOS DE CRIAÇÃO