FOTOGRAFIA, MEMÓRIA E DRAMATURGIA DO REAL EM FILHO DE MARIA (2022)

Autores

  • Pricilla da Silva Conserva Universidade do Estado do Amazonas
  • Luciane Viana Barros Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2025v16n1.74426

Resumo

Os teatros do real, termo criado por Maryvonne Saison na década de 1990, são uma maneira abrangente de nomear práticas do teatro contemporâneo que buscam colocar o real em cena enquanto experiência artística. Os elementos de teatralidade do real apresentam-se de maneiras diversas tais como a utilização de objetos pessoais, testemunhos, participação de não atores, entre outros. Na peça-filme Filho de Maria (2022), do grupo Garagem de teatro, um dos elementos de construção de uma teatralidade do real é a utilização de fotografias pessoais do ator/diretor como composição da obra. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar essas imagens enquanto discurso dramático. Para isso, realizaremos um estudo iconológico, a partir das abordagens de Erwin Panofsky.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-06-28

Como Citar

SILVA CONSERVA, Pricilla da; VIANA BARROS , Luciane. FOTOGRAFIA, MEMÓRIA E DRAMATURGIA DO REAL EM FILHO DE MARIA (2022). MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 16, n. 1, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2025v16n1.74426. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/74426. Acesso em: 12 nov. 2025.

Edição

Seção

DIÁLOGOS E FRONTEIRAS