O PROCESSO DE EXTRAÇÃO DO CAULIM: UMA REFLEXÃO SOBRE OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE EQUADOR – RN

Autores

  • Geronimo Magnos Dantas Universidade Estadual da Paraíba
  • Anderson Felipe Leite dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo Universidade Estadual da Paraíba
  • Climério Alves dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Renata Souza Pereira dos Santos Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2025v19n1.66183

Resumo

O Caulim é um importante mineral dentro da diversidade de recursos minerais presentes no território brasileiro, possuindo elevada utilização industrial. No município de Equador – RN, a exploração de caulim segue na maioria das vezes padrões rudimentares, com consequências diretas tanto nos aspectos naturais, quanto sociais. Diante do exposto, este trabalho, objetiva analisar através de revisão de literatura quais os principais impactos ambientais e sociais no município de Equador-RN causados pela extração mineral do Caulim. Metodologicamente, trata-se de um artigo de pesquisa bibliográfica, sendo um estudo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Concluiu-se que os impactos socioambientais são alarmantes, sentidos no meio ambiente através dos impactos no solo, fauna, flora, ar e recursos hídricos do município, já socialmente é verificado na exploração das relações de trabalho e forças produtivas, nos riscos de vida aos trabalhadores e no comprometimento da saúde da população em geral. As pesquisas, apontaram-se várias medidas mitigadoras em relação a extração do caulim no município de Equador – RN, mas apesar do recorte temporal de 10 anos não se falou na efetivação de nenhuma delas, o que revela a pertinência, necessidade de estudo e atualidade da temática em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geronimo Magnos Dantas, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Geografia e Pesquisa pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestre e Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de ´Presidente Prudente. Bolsista da CAPES. 

Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Climério Alves dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Ensino de História e Geografia e Meio Ambiente pela FAVENI. 

Renata Souza Pereira dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal da Paraíba. Especialista em Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos pela UNOPAR. 

Downloads

Publicado

2025-07-25

Edição

Seção

Artigos