LUDO GEOGRÁFICO: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2025v19n1.69453

Resumo

A aplicação de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, vem crescendo na contemporaneidade. Dos componentes curriculares, a Geografia apresenta-se  favorável ao desenvolvimento dessas inovações a favor do ensino, se propondo a utilizar ferramentas como os jogos lúdicos sobre as práticas didático-pedagógicas. Visando divulgar e instigar a inserção de novas metodologias sobre o ambiente escolar, sobretudo no ensino de geografia, este estudo consiste em relatar as experiências obtidas a partir do desenvolvimento e aplicação do jogo Ludo Geográfico, desenvolvidas no ano de 2023 no período de dezembro. O jogo objetivou trabalhar diferentes conteúdos de geografia de forma dinâmica, fortalecendo a articulação do trabalho em equipe, tornando o ambiente escolar um espaço mais ativo e motivador.

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Biografia do Autor

Emerson Rodrigues Lima, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Geografia pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (ProPGeo/UECE). Possui Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e aos Recursos Hídricos (LabGeo/UECE). Graduado em Geografia modalidade Licenciatura pela UECE. Pesquisador vinculado ao Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados - LABGEO/UECE; Membro do Grupo de Pesquisa Semiárido Brasileiro e o Contexto Geoambiental (CNPq); Membro do Grupo de Estudos Análise do Semiárido e Suas Paisagens de Exceção (ANGEO) e do Grupo de Estudos em Sensoriamento Remoto ambos vinculados a UECE/LabGeo. Atua principalmente nas áreas de Geoprocessamento aplicado à Análise da Paisagem. Atualmente é professor substituto na Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Ana Lúcia Moura Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestra em Geografia pelo programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo) da Universidade Estadual do Ceará (2022). Especialista em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e aos Recursos Hídricos (2022).Graduada em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2019). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Semiárido Brasileiro e o Contexto Geoambiental (CNPQ), Participa da Supervisão do Grupo de Estudos Análise Geoambiental do Semiárido e suas Paisagens de Exceção (ANGEO) do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados-LABGEO. É membra do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).Atualmente é professora junto ao curso de Licenciatura em Geografia no IFCE campus Quixadá. Tem experiência na área de geografia, com ênfase nos seguintes temas: Análise Geoambiental; Geoprocessamento; Tecnologias sociais hídricas; Agricultura Familiar; Uso, cobertura e Ocupação dos solos;

Túlio Viana Bandeira, Universidade Estadual do Ceará

Possui Graduação em Geografia/Bacharelado (2018) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Licenciatura em Geografia (2022) pelo Centro Universitário ETEP. Especialista em Geoprocessamento aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos (2019) pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Serviços Sociais pelo Instituto Prominas (2020). Mestre em Geografia (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo) da Universidade Estadual do Ceará. Desde 2015 é membro do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados (LABGEO), onde participou da supervisão do grupo de estudos Análise Geoambiental do Semiárido e suas Paisagens de Exceção (ANGEO). Atua principalmente nas áreas de Geoprocessamento e Análise Ambiental. É Professor Efetivo da Rede Municipal de Fortaleza/CE

Danielle Rodrigues da Silva Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Quixadá (IFCE). Possui Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016), Mestrado pelo Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFC (2008) e é Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2006 e 2010). Atualmente é Coordenadora do curso de Licenciatura em Geografia, Docente Orientadora do Programa de Residência Pedagógica em Geografia, Vice coordenadora do Núcleo de Estudos Afro brasileiros e Indígenas (NEABI) e secretária da Comissão Local de Heteroidentificação do IFCE, campus de Quixadá. Nos último anos atuou como avaliadora das obras de Geografia e interdisciplinares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Tem experiência na área de Ensino Básico, Técnico/Tecnológico e Superior em Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atua principalmente nas seguintes áreas: Geografia Agrária, Ensino de Geografia e Movimentos Sociais do campo

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Publicado

2025-07-25

Edição

Seção

Artigos