A ABORDAGEM DA CARTOGRAFIA NOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO CARTOGRÁFICO

Autores

  • Francisco Elias Pereira Junior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Andreza Tacyana Felix Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Taynan Araújo de Oliveira Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2025v19n1.72783

Resumo

A alfabetização e o letramento cartográfico contribuem significativamente para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial. Assim, esse trabalho tem como objetivo geral, analisar a abordagem da Geografia nos livros didáticos do 6° ano do ensino fundamental II para promoção e desenvolvimento da alfabetização e do letramento cartográfico dos estudantes. Assim, deve-se identificar os conteúdos de cartografia presentes em livros didáticos utilizados no ensino fundamental e suas respectivas abordagens didáticas; descrever as competências e habilidades relacionadas à alfabetização e ao letramento cartográfico na Geografia do ensino fundamental, e discutir como os conteúdos de Geografia abordados nos livros do ensino fundamental observados, se alinham com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise das coleções dos Livros Didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental II, Araribá mais Geografia e o Teláris Geografia, considerando critérios como clareza dos mapas e textos, a presença de atividades práticas, ilustrações e imagens que promovam a interação dos estudantes com os conteúdos cartográficos e se a linguagem utilizada nos textos é acessível e ao nível de compreensão dos estudantes. Os resultados mostram diferenças significativas entre os materiais, como o uso de mapas mais simples, linguagem acessível, ilustrações e imagens que facilitam o entendimento dos estudantes. Esses elementos podem impactar a eficácia de cada material, influenciando no desenvolvimento da alfabetização e letramento cartográfico dos estudantes. Logo, ressalta-se a importância de uma abordagem que promova a construção gradual das habilidades cartográficas, aproveitando as potencialidades e superando as limitações dos materiais didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Elias Pereira Junior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Taynan Araújo de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Downloads

Publicado

2025-07-25

Edição

Seção

Artigos