A ABORDAGEM DA CARTOGRAFIA NOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO CARTOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2025v19n1.72783Resumo
A alfabetização e o letramento cartográfico contribuem significativamente para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial. Assim, esse trabalho tem como objetivo geral, analisar a abordagem da Geografia nos livros didáticos do 6° ano do ensino fundamental II para promoção e desenvolvimento da alfabetização e do letramento cartográfico dos estudantes. Assim, deve-se identificar os conteúdos de cartografia presentes em livros didáticos utilizados no ensino fundamental e suas respectivas abordagens didáticas; descrever as competências e habilidades relacionadas à alfabetização e ao letramento cartográfico na Geografia do ensino fundamental, e discutir como os conteúdos de Geografia abordados nos livros do ensino fundamental observados, se alinham com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise das coleções dos Livros Didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental II, Araribá mais Geografia e o Teláris Geografia, considerando critérios como clareza dos mapas e textos, a presença de atividades práticas, ilustrações e imagens que promovam a interação dos estudantes com os conteúdos cartográficos e se a linguagem utilizada nos textos é acessível e ao nível de compreensão dos estudantes. Os resultados mostram diferenças significativas entre os materiais, como o uso de mapas mais simples, linguagem acessível, ilustrações e imagens que facilitam o entendimento dos estudantes. Esses elementos podem impactar a eficácia de cada material, influenciando no desenvolvimento da alfabetização e letramento cartográfico dos estudantes. Logo, ressalta-se a importância de uma abordagem que promova a construção gradual das habilidades cartográficas, aproveitando as potencialidades e superando as limitações dos materiais didáticos.


