DESASTRES SOCIOAMBIENTAIS NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA SOCIEDADE DE RISCO

Autores

  • Fabíola Martins Imperatori Universidade Federal de Santa Maria
  • José Geraldo Wizniewsky Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2025v19n1.73287

Resumo

Este artigo explora os desastres socioambientais no Rio Grande do Sul, com foco no período de 1991 a 2024, utilizando como base teórica a Teoria da Sociedade de Risco de Ulrich Beck. Os fenômenos como chuvas intensas, inundações e enxurradas são analisados em sua interconexão com fatores sociais e ambientais, evidenciando como as ações humanas intensificam os riscos e os impactos. Outrossim, a pesquisa, de caráter qualitativo, fundamenta-se em uma revisão bibliográfica e em dados do Atlas Socioeconômico do estado, ampliando conceitos como des-localização, incalculabilidade e não-compensabilidade para interpretar os desafios enfrentados pelas comunidades afetadas. As considerações finais destacam a necessidade de substituir o termo “desastre ambiental” por “desastre socioambiental”, reconhecendo a interação complexa entre os fatores naturais e as estruturas sociais e econômicas que amplifiquem as vulnerabilidades. Dessa forma, este artigo reforça a importância de mudanças profundas na mentalidade coletiva, associadas a políticas públicas preventivas, adoção de tecnologias de prevenção de riscos e ações globais coordenadas. Assim, essas medidas são fundamentais para atenuar os impactos dos desastres, fortalecer a resiliência socioambiental e promover um desenvolvimento mais sustentável e justo.

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Biografia do Autor

José Geraldo Wizniewsky, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Agroecología Sociología y Estudios Campesinos pela Universidad de Córdoba, Espanha, (2001). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Departamento de Educação agrícola e Extensão Rural e professor efetivo no Programa de Pós-graduação em Extensão Rural. Professor no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, EAD/UAB/UFSM. Tem experiência nas áreas de Agronomia, com ênfase em Agroecologia Sociologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, desenvolvimento rural sustentável, agricultura familiar, agricultura sustentável, agroecologia, política e legislação agrária e ambiental, estágio de final de curso. 

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Publicado

2025-07-25

Edição

Seção

Artigos