As bases behavioristas na gestão do conhecimento

The behaviorism's bases in knowledge management field

Autores

  • Sérgio Rodrigues Santana Faculdade Sucesso https://orcid.org/0000-0002-1286-0775
  • Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz Universidade Luterana do Brasil
  • Eliane Epifane Martins Instituto de Educação Estadual do Pará https://orcid.org/0000-0002-7743-0004
  • Lília Mara de Menezes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2025v15n2.69512

Resumo

O sujeito humano precisa vivenciar as excitações externas para aprendem, inclusive, para construir o conhecimento. A gestão do conhecimento procura obter valor dos recursos intelectuais e de conhecimento através da coerência, das aprendizagens e compartilhamentos de ideias, dos modelos e das ferramentas. O behaviorismo se baseia em análises fundamentadas em leis, esquemas e procedimentos na observação da relação estímulo e repostas e tudo que a orbita, inclusive a aprendizagem e o conhecimento, e as instanciações. O behaviorismo pode ser aplicado de forma teórico-epistêmica sobre a prática no âmbito das ferramentas e seus usos que estão incluídos nos modelos de gestão do conhecimento. O trabalho teve como objetivo analisar algumas ferramentas de gestão do conhecimento através dos aspectos behavioristas. É uma pesquisa qualitativa, método exploratório, de espectro documental e fio teórico dos estudos behavioristas clássico, metodológico e radical. A justificativa do trabalho focou na insuficiência de uma literatura que evidencie a perspectiva teórico-prática epistemológica sobre a abordagem behaviorista na gestão do conhecimento. Ao destacar a gestão de conhecimento, os modelos de gestão de conhecimento, a aplicação das ferramentas nos modelos de gestão de conhecimento, e as ferramentas em si, estas se inserem nas leis, esquemas e procedimentos behavioristas. E, em especial, isso ocorre com as ferramentas, pois há relação estímulo e repostas, assim, se inferindo que o behaviorismo se localiza na prática da gestão de conhecimento.

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Biografia do Autor

Sérgio Rodrigues Santana, Faculdade Sucesso

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor da Faculdade Sucesso, Brasil.

Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Luterana do Brasil, Brasil. Professora da Universidade do Estado do Amapá, Brasil.

Eliane Epifane Martins, Instituto de Educação Estadual do Pará

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora do Instituto de Educação Estadual do Pará, Brasil.

Lília Mara de Menezes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora temporária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

04-09-2025

Como Citar

Santana, S. R., Cruz, A. P. L. M. ., Martins, E. E. ., & Menezes, L. M. de . (2025). As bases behavioristas na gestão do conhecimento: The behaviorism’s bases in knowledge management field. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 15(2), 109–133. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2025v15n2.69512

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles