Difusão do conhecimento sobre a aplicação do sistema de aprendizagem em ação desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba

Dissemination of knowledge about the action learning system

Autores

  • Thales Batista de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Nívea Marcela Marques Nascimento de Macêdo Universidade Federal da Paraíba
  • Cryslayne Silva Lourenço Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Helena Gomes de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Graziella Marilia da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2025v15n2.69878

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os avanços do sistema de aprendizagem em ação, ancorado por Silva et al (2012), no tocante às pesquisas sobre as dimensões apresentadas e na sua difusão em cursos de Administração da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, discorre-se sobre as perspectivas de aprendizagem que embasam o sistema e as dimensões de estilos de aprendizagem, ambiente de ensino e aprendizagem, experiência docente e discente, estratégias de ensino ativas e a reflexão em ação. Caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa, tendo a realização de uma entrevista com o coordenador do projeto que idealizou o sistema, e questionários aplicados com docentes que tomaram conhecimento do sistema e tentam aplicá-lo em suas disciplinas. Para análise dos dados, foram utilizados os métodos da análise de discurso e estatística descritiva, respectivamente. Os resultados evidenciam a centralidade do ambiente de aprendizagem na interligação das demais dimensões, além de refletirem sobre as intenções e desafios no uso do sistema. Conclui que necessita de mais pesquisas de cunho nacional para abranger peculiaridades do contexto da formação do administrador no Brasil e sua difusão requer um compromisso dos professores engajados na sua utilização em sala de aula como forma de sua validação perante a comunidade acadêmica.

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Biografia do Autor

Thales Batista de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Nívea Marcela Marques Nascimento de Macêdo, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Cryslayne Silva Lourenço, Universidade Federal da Paraíba

Bacharela em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Maria Helena Gomes de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Bacharela em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Graziella Marilia da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

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Publicado

04-09-2025

Como Citar

Lima, T. B. de, Macêdo, N. M. M. N. de, Lourenço, C. S. ., Lima, M. H. G. de ., & Silva, G. M. da . (2025). Difusão do conhecimento sobre a aplicação do sistema de aprendizagem em ação desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba: Dissemination of knowledge about the action learning system . Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 15(2), 69–92. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2025v15n2.69878

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles