Difusão do conhecimento sobre a aplicação do sistema de aprendizagem em ação desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba
Dissemination of knowledge about the action learning system
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2025v15n2.69878Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os avanços do sistema de aprendizagem em ação, ancorado por Silva et al (2012), no tocante às pesquisas sobre as dimensões apresentadas e na sua difusão em cursos de Administração da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, discorre-se sobre as perspectivas de aprendizagem que embasam o sistema e as dimensões de estilos de aprendizagem, ambiente de ensino e aprendizagem, experiência docente e discente, estratégias de ensino ativas e a reflexão em ação. Caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa, tendo a realização de uma entrevista com o coordenador do projeto que idealizou o sistema, e questionários aplicados com docentes que tomaram conhecimento do sistema e tentam aplicá-lo em suas disciplinas. Para análise dos dados, foram utilizados os métodos da análise de discurso e estatística descritiva, respectivamente. Os resultados evidenciam a centralidade do ambiente de aprendizagem na interligação das demais dimensões, além de refletirem sobre as intenções e desafios no uso do sistema. Conclui que necessita de mais pesquisas de cunho nacional para abranger peculiaridades do contexto da formação do administrador no Brasil e sua difusão requer um compromisso dos professores engajados na sua utilização em sala de aula como forma de sua validação perante a comunidade acadêmica.
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