Análise da interface: educação profissional e afetividade

Interface analysis: professional education and affectivity

Autores

  • Roberto Kanaane Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza https://orcid.org/0000-0002-4702-7740
  • Garabed Kenchian Instituto Federal de São Paulo
  • Rose Aparecida de França Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza https://orcid.org/0000-0003-1605-7709
  • Lucileila do Rosário Queiroz Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Sirlei Bertolini Soares Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2025v15n2.70245

Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar o comportamento afetivo na relação professor-aluno diante do processo de ensino-aprendizagem de competências profissionais. A pesquisa teve abordagem qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório, descritivo e estudo de caso. Os dados empíricos foram coletados por meio da aplicação de dois questionários, um a discentes e outro a docentes de cursos técnicos modulares de nível médio, de uma Instituição de Ensino Pública do Estado de São Paulo. A pesquisa possibilitou apreender que a afetividade na relação professor-aluno, sob a ótica docente e discente, impacta na aprendizagem e na aquisição de competências para o trabalho, contemplando as habilidades e competências socioemocionais: trabalho em equipe, resolução colaborativa de problemas, tomadas de decisão, comunicação, empatia e criatividade.

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Biografia do Autor

Roberto Kanaane, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Brasil.

Garabed Kenchian, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor aposentado do Instituto Federal de São Paulo, Brasil.

Rose Aparecida de França, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestra em Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Brasil. Professora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Brasil.

Lucileila do Rosário Queiroz, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestra em Sistemas Produtivos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Brasil. 

Sirlei Bertolini Soares, Centro Paula Souza

Mestre em Sistemas Produtivos pelo Centro Paula Souza, Especialista em Gestão Pública e Bacharel em Engenharia Civil. Atua em licenciamento ambiental e aprovação de projetos em órgãos públicos. Pesquisa sobre gestão pública, desenvolvimento sustentável e meio ambiente.

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Publicado

04-09-2025

Como Citar

Kanaane, R., Kenchian, G., França, R. A. de, Queiroz, L. do R., & Soares, S. B. . (2025). Análise da interface: educação profissional e afetividade: Interface analysis: professional education and affectivity. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 15(2), 159–178. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2025v15n2.70245

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles