Análise da interface: educação profissional e afetividade
Interface analysis: professional education and affectivity
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2025v15n2.70245Resumo
O objetivo do presente estudo foi identificar o comportamento afetivo na relação professor-aluno diante do processo de ensino-aprendizagem de competências profissionais. A pesquisa teve abordagem qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório, descritivo e estudo de caso. Os dados empíricos foram coletados por meio da aplicação de dois questionários, um a discentes e outro a docentes de cursos técnicos modulares de nível médio, de uma Instituição de Ensino Pública do Estado de São Paulo. A pesquisa possibilitou apreender que a afetividade na relação professor-aluno, sob a ótica docente e discente, impacta na aprendizagem e na aquisição de competências para o trabalho, contemplando as habilidades e competências socioemocionais: trabalho em equipe, resolução colaborativa de problemas, tomadas de decisão, comunicação, empatia e criatividade.
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