A JUSTIÇA ITINERANTE TRABALHISTA NA AMAZÔNIA: O CASO DA ITINERÂNCIA-ESCOLA NA ILHA DO MARAJÓ
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2025v24n56.75216Palavras-chave:
PODER JUDICIÁRIO. JUSTIÇA DO TRABALHO. JUSTIÇA ITINERANTE. ACESSO À JUSTIÇAResumo
O artigo analisa a atuação da Justiça Itinerante trabalhista como instrumento de efetivação do princípio do acesso à justiça em perspectiva ampliada, com foco na experiência da “itinerância-escola” realizada na Ilha do Marajó pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. A partir de abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada em dados empíricos e no referencial teórico com base na noção de acesso à justiça pela via de direitos, investiga-se o impacto da itinerância na promoção da cidadania, na humanização da magistratura e na democratização do sistema judicial em regiões de vulnerabilidade. Conclui-se que a iniciativa contribuiu para o fortalecimento do acesso à justiça pela via de direitos, ao promover diálogo intercultural, sensibilização dos operadores do direito e aproximação entre Judiciário e comunidades geograficamente distantes da capital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 A Prim@ Facie detém direitos exclusivos de publicação e distribuição sob concessão absolutamente franca da parte do autor, ou autores.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores estão cientes de que transferem seus direitos de publicação e distribuição à revista Prima Facie. Os autores autorizam o uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre. As provas finais poderão não ser enviadas aos autores antes da publicação, seguindo a revista seu padrão técnico explicitado nas suas normas e nos formatos praticados em acordo com a CAPES e com padrões de excelência adotados. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo a revista solidária da livre opinião exposta por eles.