A VIOLAÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO E A PROMOTORIA DE EDUCAÇÃO:

UM ESTUDO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE (2015–2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2025v24n56.75234

Palavras-chave:

direito à educação, Amazônia, Amapá, Ministério Público, justiça social

Resumo

Este artigo analisa as formas recorrentes de negação estatal do direito humano à educação, a partir do levantamento de dados de 187 procedimentos extrajudiciais instaurados na Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (PJDE) da Comarca de Macapá, localizada no estado do Amapá, Amazônia-Brasil, entre 2015 e 2024. O estudo parte da compreensão da educação como direito social fundamental, cuja efetivação permanece desigual em contextos periféricos. Adota-se uma abordagem qualitativa, com base na análise documental dos procedimentos eletrônicos públicos da PJDE, priorizando a categoria “acesso” como expressão concreta das violações. Os dados evidenciam a existência de padrões sistemáticos de exclusão relacionados à escassez de vagas, negativas de matrícula e omissões do poder público, sobretudo em territórios precarizados. Argumenta-se que tais manifestações não constituem exceções, mas reprodução de uma lógica estatal excludente de direitos básicos. O artigo reforça a importância do fortalecimento do sistema de justiça, como o Ministério Público, para ampliação do acesso à justiça e o exercício pleno da cidadania.

 

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Biografia do Autor

HEVENYZE DA SILVA ANDRADE, Universidade Federal do Amapá

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED-UNIFAP); Membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Direitos Humanos, Educação e Sociedade (EDHUCAS), do CNPq; Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Orcid iD: https://orcid.org/0009-0008-1140-0807 . CV Lattes http://lattes.cnpq.br/4304964915750270. E-mail: hevenyzesilva@gmail.com

HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenadora do Mestrado em Direito (UNIFAP) e Professora da graduação e pós-graduação em Direito e em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Líder do Grupo de Pesquisa “Estudos em Direitos Humanos, Educação e Sociedade (EDHUCAS)”. Membro da Clínica de Direitos Humanos da UNIFAP. Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0002-2170-5574 . CV Lattes http://lattes.cnpq.br/5913427639286290. E-mail: simoeshcg@gmail.com

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

DA SILVA ANDRADE, HEVENYZE; GUIMARAES QUEIROZ SIMOES, HELENA CRISTINA. A VIOLAÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO E A PROMOTORIA DE EDUCAÇÃO: : UM ESTUDO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE (2015–2024). Prim Facie, [S. l.], v. 24, n. 56, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2025v24n56.75234. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/75234. Acesso em: 13 nov. 2025.