O ACESSO À INTERNET COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO RECONHECIMENTO E DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DOS POVOS INDÍGENAS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2025v24n56.75237Palavras-chave:
acesso à internet, diversidade cultural, regulamentação da internet, participação indígenaResumo
A internet permite que um número indeterminado de usuários possa se comunicar em rede. Com isso, surgem novos contornos e limites a direitos fundamentais. O crescente uso da internet por povos e comunidades indígenas exige reflexões para uso das novas tecnologias na promoção de seu reconhecimento e diversidade cultural, levando em conta os riscos oferecidos nesse meio, tais como discursos de ódio, fake news, bolhas de opinião, surveillance e exclusão digital. O presente estudo buscou responder, então, em que medida o acesso à internet poderá configurar instrumento de promoção do reconhecimento e da participação democrática dos povos indígenas. Ao fim, sugeriram-se alternativas para barrar movimentos de assimilação cultural em face desses povos. O estudo foi dividido em três partes, a saber: (i) A Era Digital, novos direitos e novas formas de participação democrática; (ii) Redes sociais: novas formas de participação democrática, riscos à democracia e necessidade de regulamentação; e (iii) Reconhecimento, diversidade e povos indígenas: possíveis avanços e retrocessos na universalização do acesso à internet. Como metodologia, utilizou-se dos raciocínios dedutivo, indutivo e dialético, com a opção por uma pesquisa qualitativa e propositiva. Ao fim, foi possível concluir que a universalização da internet poderá configurar importante avanço para o reconhecimento e participação democrática dos povos indígenas, devendo-se, contudo, adotar medidas de conscientização e de educação digital, além de um possível novo marco regulatório que conte com a efetiva participação indígena, observado o dever de consulta prévia dos povos e comunidades interessados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 A Prim@ Facie detém direitos exclusivos de publicação e distribuição sob concessão absolutamente franca da parte do autor, ou autores.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores estão cientes de que transferem seus direitos de publicação e distribuição à revista Prima Facie. Os autores autorizam o uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre. As provas finais poderão não ser enviadas aos autores antes da publicação, seguindo a revista seu padrão técnico explicitado nas suas normas e nos formatos praticados em acordo com a CAPES e com padrões de excelência adotados. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo a revista solidária da livre opinião exposta por eles.