O ACESSO À INTERNET COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO RECONHECIMENTO E DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DOS POVOS INDÍGENAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2025v24n56.75237

Palavras-chave:

acesso à internet, diversidade cultural, regulamentação da internet, participação indígena

Resumo

A internet permite que um número indeterminado de usuários possa se comunicar em rede. Com isso, surgem novos contornos e limites a direitos fundamentais. O crescente uso da internet por povos e comunidades indígenas exige reflexões para uso das novas tecnologias na promoção de seu reconhecimento e diversidade cultural, levando em conta os riscos oferecidos nesse meio, tais como discursos de ódio, fake news, bolhas de opinião, surveillance e exclusão digital. O presente estudo buscou responder, então, em que medida o acesso à internet poderá configurar instrumento de promoção do reconhecimento e da participação democrática dos povos indígenas. Ao fim, sugeriram-se alternativas para barrar movimentos de assimilação cultural em face desses povos. O estudo foi dividido em três partes, a saber: (i) A Era Digital, novos direitos e novas formas de participação democrática; (ii) Redes sociais: novas formas de participação democrática, riscos à democracia e necessidade de regulamentação; e (iii) Reconhecimento, diversidade e povos indígenas: possíveis avanços e retrocessos na universalização do acesso à internet. Como metodologia, utilizou-se dos raciocínios dedutivo, indutivo e dialético, com a opção por uma pesquisa qualitativa e propositiva. Ao fim, foi possível concluir que a universalização da internet poderá configurar importante avanço para o reconhecimento e participação democrática dos povos indígenas, devendo-se, contudo, adotar medidas de conscientização e de educação digital, além de um possível novo marco regulatório que conte com a efetiva participação indígena, observado o dever de consulta prévia dos povos e comunidades interessados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Bettanin e Silva, UFAM

Defensor Público do Estado do Amazonas. Especialista em Direitos Humanos. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrando na área de concentração "Constitucionalismo e Direitos na Amazônia", pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
LATTES: http://lattes.cnpq.br/6268737565516434

Maria Audirene de Souza Cordeiro, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutora em Antropologia Social pela Universitat Autónoma de Barcelona (2023). Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Pará (2006). Licenciada Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (1995). É pesquisadora dos grupos de pesquisa Maracá/UFAM, Canoa/UFAM, VIA/UFAM e AHCISP-UAB. Trabalha como professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas onde, além da atuação docente, desenvolve atividades de extensão nas comunidades do Assentamento Vila Amazônica/Parintins/AM sobre educação do campo, alimentação e sustentabilidade. Desenvolveu projetos na área de Linguística sobre as variedades linguísticas faladas por comunidades ribeirinhas do Baixo e Médio Amazonas, bem como no campo da Linguística textual sobre a descrição e funcionalidade da anáfora encapsuladora em textos escritos. Atua também na área Antropologia Social com pesquisas sobre corpo, práticas de cura não institucionalizadas, xamanismo amazônico, pajelança, babassuê e cosmologia ameríndia nas Terras Baixas. Nos últimos anos, tem atuado como assessora voluntária do Ministério Público do estado do Pará na implementação de projetos de educação e sustentabilidade junto ao povo Munduruku do Alto Tapajós/PA.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/4065336610856214

Downloads

Publicado

2025-10-01

Como Citar

BETTANIN E SILVA, Daniel; DE SOUZA CORDEIRO, Maria Audirene. O ACESSO À INTERNET COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO RECONHECIMENTO E DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DOS POVOS INDÍGENAS. Prim Facie, [S. l.], v. 24, n. 56, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2025v24n56.75237. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/75237. Acesso em: 13 nov. 2025.