Os Direitos Humanos Na Amazônia: Uma Análise Bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2025v24n56.76010Palavras-chave:
Direitos humanos; Amazônia; Bibliometria; Inclusão social.Resumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica da produção científica sobre os direitos humanos na Amazônia entre os anos de 2014 e 2024. Buscou-se identificar a evolução da produção científica sobre direitos humanos na Amazônia, os autores em destaque, as instituições de afiliação dos autores e, por fim, os periódicos científicos em relevância, além de mapear lacunas temáticas, com ênfase nos estudos sobre inclusão de grupos vulneráveis. Adotou-se uma abordagem quantitativa e descritiva, utilizando a técnica da bibliometria, com dados extraídos de bases como Scopus, Web of Science e Scientific Electronic Library Online (SciELO), analisados com o software VOSviewer. Os resultados revelam crescimento expressivo das publicações no período, com visibilidade para a atuação de instituições da região Norte e autores engajados em temas interseccionais. Observa-se, entretanto, um menor número de estudos voltados às pessoas com deficiência e à inclusão social em contextos amazônicos. Conclui-se que houve avanços na produção científica, mas persistem silêncios que precisam ser enfrentados por uma ciência crítica e territorializada, comprometida com a justiça social e a diversidade dos povos da Amazônia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 A Prim@ Facie detém direitos exclusivos de publicação e distribuição sob concessão absolutamente franca da parte do autor, ou autores.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores estão cientes de que transferem seus direitos de publicação e distribuição à revista Prima Facie. Os autores autorizam o uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre. As provas finais poderão não ser enviadas aos autores antes da publicação, seguindo a revista seu padrão técnico explicitado nas suas normas e nos formatos praticados em acordo com a CAPES e com padrões de excelência adotados. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo a revista solidária da livre opinião exposta por eles.