O EXISTENCIALISTA CONCRETO GABRIEL MARCEL RESPONDE AO QUESTIONÁRIO DE MARCEL PROUST E EM BUSCA DO QUE ESTÁ ERRADO E POESIAS
RESPONSES TO MARCEL PROUST'S QUESTIONNAIRE, IN SEARCH OF WHAT IS WRONG, AND REFLECTIONS ON POETRY
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i3.72329Palavras-chave:
Filosofia Francesa, Philosophie Concrète, Filosofia Continental, Gabriel MarcelResumo
Os textos traduzidos abordam a filosofia concreta do filósofo francês Gabriel Marcel, destacando a integração entre experiência estética, espiritualidade e existência. Em "Em Busca do que Está Errado", Marcel reflete sobre a música como chave de sua obra, influenciado por Bach e por questões do "além", enquanto critica a funcionalização moderna. No questionário, aborda virtudes como amor e esperança, rejeitando fanatismos e valorizando conexões humanas. "Poesia e Música" explora a interação entre essas artes, enfatizando a autenticidade estética. Já "Mozart, O Anjo Protetor" celebra a música como expressão sublime e transcendente, revelando a força espiritual que inspira e transforma. “O Horror da Ditadura” trata das questões morais e de desumanização provenientes da tecnocracia das ditaduras.
Downloads
Referências
BRAGA, P.H.F.S.F.; Recensão, Elvis Amsterdã, Vida e Obra de Mário Ferreira dos Santos: Uma Introdução. (Editora Danúbio, 2023) ISBN: 978-65-88248-31-7 100 pp. Coimbra: Revista Filosófica de Coimbra, 2024.
MARCEL, Gabriel. Articles et textes divers. Présence de Gabriel Marcel, Paris, 1956. Disponível em: < https://www.gabriel-marcel.com/articles-textes.php>. Acesso em: 2 de dezembro de 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo Henrique Fernandes da Silva Ferreira Braga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).