REALIDADE NATURAL E RACIONALIDADE CIENTÍFICA:
AS CRÍTICAS DE ALAN NELSON AO SOCIOCONSTRUTIVISMO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v16i3.72757Palavras-chave:
Alan Nelson, construção de fatos científicos, socioconstrutivismo.Resumo
Em “How Could Scientific Facts be Socially Constructed?”, Alan Nelson apresenta duas considerações críticas contra o socioconstrutivismo: i) a constituição de crenças científicas é explicada pelos socioconstrutivistas em termos de acordos entre os cientistas, e deixa-se de lado, para essa explicação, a realidade natural; ii) não haveria padrões universais de racionalidade para explicar as decisões tomadas pela comunidade científica. A primeira seção deste artigo reconstrói a argumentação de Nelson para sustentar suas duas considerações críticas. A segunda seção e a terceira seções avaliam a argumentação de Nelson a partir da ideia de que, se é verdade que a realidade natural precisa ser levada em consideração para explicar as crenças dos cientistas, também é verdade que a aproximação com tal realidade é mais complexa do que a sugerida por Nelson. Na conclusão se discute o argumento de Nelson contra o socioconstrutivismo baseado na concepção de que esta escola se apoiaria em inferências contrafactuais; a ideia é a de que o ponto levantado por Nelson não possui relevância enquanto uma caracterização da doutrina socioconstrutivista e sequer importa para a discussão.
Downloads
Referências
BLOOR, D. Knowledge and social imagery. University of Chicago Press, 1976.
COLLINS, H. M. Changing Order. Londres: SAGE Publications, 1985.
JUDSON, H. The eight day of creation. London: Jonathan Cape, 1979.
KAY, L. The Molecular Vision of Life. Oxford: Oxford University Press, 1993.
LAUDAN, L. Progress and its problems: Towards a theory of scientific growth. Berkeley: University of California Press, 1977.
NELSON, A. How could scientific facts be socially constructed?: Introduction: The dispute between constructivists and rationalists. Studies in History and Philosophy of Science Part A, v. 25, n. 4, p. 535-547, 1994.
PICKERING, A. Constructing quarks: A sociological history of particle physics. University of Chicago Press, 1984.
PICKERING, A. Openness and Closure: On the Goals of Scientific Practice. In: Experimental Inquiries. Org. Le Grand, H. Dordrecht: Kluwer, 1990.
RHEINBERGER, H. A Short History of Molecular Biology, 2011. Disponível em: <https://www.eolss.net/Sample-Chapters/C05/E6-89-06-00.pdf>, Acesso em: 22/10/2024 – 12h47min.
SHAPPIN, S.; SCHAFFER, S. Leviathan and the Air-Pump. Princeton: Princeton University Press, 1985.
SMITH, B. H. Crença e Resistência. São Paulo: Unesp, 2002.
WATSON, J.; CRICK, F. Genetical Implications of the Structure of Deoxyribose Acid. Nature, n. 171, v. 4356, p. 964-967, 1953b.
WATSON, J.; CRICK, F. Molecular structure of nucleic acids: a structure for deoxyribose nucleic acid. Nature, v. 171, n. 4356, p. 737-738, 1953a.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcos Rodrigues da Silva, Gabriel Chiarotti Sardi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).