REVISANDO A VEROSSIMILHANÇA:

UMA ABORDAGEM PRAGMÁTICA E WITTGENSTEINIANA PARA SUPERAR A INCOMENSURABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v16i3.72955

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Epistemologia, Gramática Científica

Resumo

Desde a publicação de A Estrutura das Revoluções Científicas de T. S. Kuhn, o desafio de superar a incomensurabilidade entre paradigmas distintos tem sido central na filosofia da ciência e no ensino. A questão essencial permanece: como ensinar a Teoria da Relatividade Geral a partir de paradigmas aparentemente incomunicáveis, como a Teoria da Gravitação Universal de Newton? Este artigo propõe uma modificação do conceito de verossimilhança, originalmente desenvolvido por Popper para medir a diferença entre conteúdos verdadeiros e falsos nas teorias. A proposta destaca como a verossimilhança pode ajudar a superar a incomensurabilidade entre paradigmas e orientar a escolha entre teorias científicas. A fundamentação teórica se baseia nas contribuições de Laudan, Da Costa e na filosofia de Wittgenstein. Reformulamos o conceito de verossimilhança, substituindo elementos veritativos por medidas que envolvem problemas solucionados e anômalos. Além disso, sugerimos uma análise localizada da verossimilhança, explicando por que teorias "falsificadas" podem ser preferíveis a outras ainda não testadas, em determinados contextos. Esta abordagem oferece uma solução teórica para a incomensurabilidade e apresenta implicações práticas significativas para o ensino científico, proporcionando um novo quadro conceitual para a integração de teorias aparentemente discrepantes. 

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Biografia do Autor

Clair de Luma Capiberibe Nunes

Mulher travesti, graduada em Comunicação Social pela Universidade do Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal e em Física, com Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências (Construção do Conhecimento) pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Minha experiência abrange diversas áreas. Na Filosofia das Ciências, meu enfoque recai sobre o Realismo Perspectivista Emergentista, Ideologias e Mitologias, Filosofia da Linguagem, Teoria do Uso (Wittgenstein), Pragmática, Veritativismo Axiológico, Ontoepistemologia e Topologia Epistemológica. Em História Historiografia das Ciências, concentro-me na gênese e desenvolvimento da Teoria da Relatividade Especial e Geral e em estudos de episódios históricos das ciências sob uma perspectiva materialista histórica e wittgensteiniana. No âmbito do Ensino de Ciências, minha ênfase reside em interfaces com História e Epistemologia das Ciências, Linguagens e Discursos no Ensino de Ciências, e nas relações entre Educação em Ciências e Inclusão, Gênero, Religião e Classe. Em Física-Matemática do Espaço-Tempo, minhas áreas de atuação abrangem Álgebras Não Comutativas, Números Elípticos, Hiperbólicos e Parabólicos, Números Híbridos, STA, STC, Parâmetros de Cayley-Klein, Álgebras de Cayley, Cliffores, Álgebras Multivetoriais, Espaços com Dimensões Negativas, Famílias Híbridas e Caracterização do Espaço-Tempo. Pronomes: ELA/DELA.

Wellington Pereira de Queirós, UFMS/Docente

Doutor em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005) e licenciatura em Matemática 2023. Atua como professor Adjunto 4 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(UFMS), além disso, atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFMS e como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Suas principais linhas de pesquisa são: Formação de Professores de Ciências, Física e Matemática; História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências e Tecnologia; Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação em Ciências e Tecnologia. Seus principais referenciais teóricos de atuação são: Henry Giroux, Paulo Freire, Ludwik Fleck e referenciais da Escola de Frankfurt, como Adorno e Habermas e mais recentemente tem se dedicado aos estudos decoloniais. Trabalhou na educação básica como professor de Física, Matemática, Ciências e Filosofia e na Educação a Distância (EAD). Criou e Coordenou a primeira edição do Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Educação Ambiental e Saúde (I CONECEAS). Foi um dos co-criadores do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás. Foi representante da região Centro Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) nos biênios 2018-2019 e 2020-2021. Atualmente é gestor do convênio internacional entre a UFMS e a Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia (UPN) em projetos de Educação, Ensino de Ciências e Matemática, Educação Ambiental.

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31-08-2025

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