PRESSUPOSTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA DA UEPB, CAMPUS III
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2526-0839.2024v9n1/2.75199Resumo
O texto é parte integrante dos resultados de um projeto de extensão desenvolvido no Campus III da UEPB, na cidade Guarabira/PB. O qual teve como base as experiências dos Estágios em Gestão Escolar mediante as vivências das estudantes, nas escolas municipais deste local, a partir da obrigatoriedade de o componente elaborar uma proposta de intervenção, que dialogasse com as necessidades das escolas por onde ocorreram as experiências destes estágios. Nesse sentido, o projeto que tem como título” CAMINHOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA: Possibilidades de ações interventivas com a Formação dos Gestores/ras e dos Coordenadores Pedagógicos do Município de Guarabira/PB”, no sentido de atender a necessidade da atuação do estágio, na escola Edivardo Toscano, para trabalhar com o processo de Alfabetização e Letramento, como resultado, buscamos desenvolver as oficinas através da Extensão Universitária como movimento do campo dos saberes teóricos/práticos. Perfilhamos como objetivo discutir ações práticas, implementadas nessa escola, com o intuito de promover oficinas voltadas para o processo de Alfabetização e o Letramento. Como base metodológica, adotamos uma abordagem qualitativa, que nos possibilitou explorar o fortalecimento da formação dos gestores, dos coordenadores pedagógicos e, demais professores da escola e, de forma mais enriquecedora, construir vínculos com a realidade da educação local. Em vista disso, pautamos-nos por autores como Soares (2018), Libâneo (1994) e Gadotti (1997), os quais destacaram a importância da educação, a partir das concepções práticas voltadas para o processo de Alfabetização e Letramento. Com isso, concluimos que as dinâmicas interativas das oficinas possibilitaram novas experiências embasadas nas necessidades dos estudantes da escola.
Palavras-chave: Extensão Universitária, Alfabetização, Letramento.
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Referências
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