OS(AS) PROFESSORES(AS) E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS:

DOS CLICHÊS PEDAGÓGICOS PARA UMA DOCÊNCIA AUTORAL

Autores

  • Anizia Souza da Rocha Araújo Pós-Graduação Profissional em Educação e Diversidade Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Antenor Rita Gomes Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Camilla Veloso de Morais Paixão Pós-Graduação Profissional em Educação e Diversidade Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2526-0839.2024v9n1/2.75630

Resumo

O presente trabalho se ocupa dos desafios e dilemas pedagógicos enfrentados por professores/as no contexto escolar atual, marcado pelo avanço das tecnologias e da cultura digital. Trata-se de um texto elaborado a partir das vivências investigativas de estudantes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da UNEB – Jacobina/BA junto aos Professores/as da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Lourenço, na Cidade de Miguel Calmon, BA, em abril de 2024. O texto tem como mote inicial uma frase clichê repetidamente utilizada pelos professores/as da referida instituição: “Nós não estamos preparados/as para trabalhar com as novas tecnologias.” Mediante isso, passamos a nos questionar: “como os/as professores percebem suas práticas mediante os avanços tecnológicos?” Quais dilemas e desafios enfrentam para superar clichês sobre esse assunto? Desse modo, a incursão investigativa teve como objetivo refletir sobre esse e outros clichês existentes no espaço escolar e suas consequências. A metodologia utilizada foi a pesquisa narrativa, através da análise dos dados coletados por meio das observações vivenciais, conversas informais e entrevistas semiestruturadas realizadas com um grupo de oito professoras da referida escola.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Clichês pedagógicos. Docência autoral.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

20-08-2025

Como Citar

Souza da Rocha Araújo, A. ., Rita Gomes, A. ., & Veloso de Morais Paixão, C. (2025). OS(AS) PROFESSORES(AS) E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS:: DOS CLICHÊS PEDAGÓGICOS PARA UMA DOCÊNCIA AUTORAL. Revista Discurso & Imagem Visual Em Educação, 9(1/2), 3–15. https://doi.org/10.22478/ufpb.2526-0839.2024v9n1/2.75630