OS(AS) PROFESSORES(AS) E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS:
DOS CLICHÊS PEDAGÓGICOS PARA UMA DOCÊNCIA AUTORAL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2526-0839.2024v9n1/2.75630Resumo
O presente trabalho se ocupa dos desafios e dilemas pedagógicos enfrentados por professores/as no contexto escolar atual, marcado pelo avanço das tecnologias e da cultura digital. Trata-se de um texto elaborado a partir das vivências investigativas de estudantes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da UNEB – Jacobina/BA junto aos Professores/as da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Lourenço, na Cidade de Miguel Calmon, BA, em abril de 2024. O texto tem como mote inicial uma frase clichê repetidamente utilizada pelos professores/as da referida instituição: “Nós não estamos preparados/as para trabalhar com as novas tecnologias.” Mediante isso, passamos a nos questionar: “como os/as professores percebem suas práticas mediante os avanços tecnológicos?” Quais dilemas e desafios enfrentam para superar clichês sobre esse assunto? Desse modo, a incursão investigativa teve como objetivo refletir sobre esse e outros clichês existentes no espaço escolar e suas consequências. A metodologia utilizada foi a pesquisa narrativa, através da análise dos dados coletados por meio das observações vivenciais, conversas informais e entrevistas semiestruturadas realizadas com um grupo de oito professoras da referida escola.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Clichês pedagógicos. Docência autoral.
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Referências
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