POLÍTICA, CIDADANIA E DEMOCRACIA:

CATEGORIAS NECESSÁRIAS AO PENSAR DOS GESTORES ESCOLARES

Autores

  • Marcos Angelus Miranda de Alcantara Universidade Federal da Paraíba
  • Cecília Maria de Sousa Araújo Barbosa Rede privada de ensino de João Pessoa - PB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2526-0839.2024v9n1/2.75722

Resumo

Analisamos como os participantes do Curso de Formação de Gestores em Educação Popular (FOGEP-2020) compreendem a política, a cidadania e a democracia como categorias de pensamento. Mantivemos um diálogo teórico com Covre (1991) sobre cidadania; com Maar (2006) e Freire (2001) sobre política; Lück (2009) e com Lima, Prado e Shimamoto (2011) sobre gestão escolar. Em relação à análise do objeto, utilizamos uma abordagem teórico-metodológica qualitativa. Quanto à coleta de dados, recorremos ao grupo focal, com a dinâmica de associação de ideias às palavras geradoras, que contou com a presença de 3 (três) participantes do FOGEP. A análise sugere que os participantes demonstram compreensões conceituais e abstratas que lhes permitem operar tanto em uma análise do contexto político nacional, com leituras conjunturais da realidade brasileira, quanto nos processos de gestão escolar, que fazem parte de sua vida profissional diária nas escolas públicas.

Palavras-chave: Gestão escolar. Política. Democracia. Cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto. São Paulo: Edições 70, 2016. 279 p.

BARROS, Alerrandre. Desemprego fica em 14,6 % no trimestre até maio e atinge 14,8 milhões de pessoas. Agência IBGE notícias, 2021. Disponível em: . Acesso em: 08 de março de 2024.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2016.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 11. ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é cidadania. 3. ed., São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed., São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23).

GADOTTI, Moacir. Gestão democrática com participação popular. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO de 2014. Online.

BENEDITO, Mouzar. Cultura inútil: para que serve a utopia? Blog Editora Boitempo. São Paulo, 16 de jan. de 2019. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2019/01/16/cultura-inutil-para-que-serve-a-utopia/ . Acesso em: 10 out. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed., São Paulo: Atlas, 2018.

LIMA, Jamile de Moura. Gestão escolar: delineando seu formato democrático e participativo e suas possíveis formas de materialização. João Pessoa, 2017, 108f. TCC (Curso de Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba.

LIMA, Antonio Bosco de Lima; PRADO, Jeovandir Campos do Prado; SHIMAMOTO, Simone Vieira de Melo. Gestão Democrática, Gestão Gerencial e Gestão Compartilhada: novos nomes e velhos rumos. In: SIMPÓSIO DA ASSOCIAÇÃO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2011. Anais [...]. ANPAE, 2011. Online.

LÜCK, Heloísa. Dimensões de Gestão Escolar e suas Competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

MAAR, Wolfgang Leo. O que é política? 16. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da Pesquisa em Educação. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MENDONÇA, Iolanda; GOMES, Maria de Fátima. Grupo focal como técnica de investigação qualitativa na pesquisa em educação. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, São Paulo, v.10, n.1, p. 52-62, 2017. DOI http://dx.doi.org/10.14571/cets.v10.n1.52-62

MORUS, Thomas. Utopia. Ridendo Castigat Mores, 2001.

P1. Relato. João Pessoa (Paraíba), 21 de fev. 2022.

P2. Relato. João Pessoa (Paraíba), 21 de fev. 2022.

P3. Relato. João Pessoa (Paraíba), 21 de fev. 2022.

SOUZA, Ellen Susany Santos de; MEDEIROS, Karla Danielly Martins de. Implicações da gestão democrática na qualidade da educação, 2017, João Pessoa, 2017, 40f. TCC (Curso de Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba.

VENTURINI, Jorge L. Garcia. A Política Segundo Platão. Thot, São Paulo, v. 1, n. 28, p. 19-23, 1 jan. 1982. Disponível em: https://palasathena.org.br/arquivos/pedagogicos/THOT%201982%20N.28/A%20Pol%EDtica%20segundo%20Plat%E3o.pdf. Acesso em: 8 de março 2024.

Arquivos adicionais

Publicado

22-08-2025

Como Citar

Angelus Miranda de Alcantara, M. ., & de Sousa Araújo Barbosa, C. M. (2025). POLÍTICA, CIDADANIA E DEMOCRACIA:: CATEGORIAS NECESSÁRIAS AO PENSAR DOS GESTORES ESCOLARES. Revista Discurso & Imagem Visual Em Educação, 9(1/2), 16–34. https://doi.org/10.22478/ufpb.2526-0839.2024v9n1/2.75722