O A USABILIDADE DO CINEMA EM SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO:

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2526-0839.2024v9n1/2.75908

Resumo

O cinema como recurso didático destaca-se na educação, oferecendo uma nova perspectiva ao ensino-aprendizagem. Este artigo objetiva analisar seu uso pedagógico em sala de aula, identificar suas implicações no ensino e sintetizar as evidências científicas sobre sua usabilidade e metodologias aplicadas. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo Revisão Sistemática da Literatura, utilizando as palavras-chave: Cinema, Recurso Pedagógico e Ensino Fundamental, sobre o recorte temporal de 2012 a 2022. Foram analisados oito artigos conforme critérios específicos. Como fundamentação teórica foram utilizados autores que nos fizeram pensar na Mise-En-Scène - Cinema na Educação, Recurso Didático e a Reeducação do Olhar. Os resultados revelam perspectivas diversas, e permitem defender o cinema como Recurso Didático Cinematográfico (RDC) e potencializador do ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Educação; Cinema; Recurso didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Rodrigues, Universidade de Pernambuco - UPE/Campus Petrolina

Graduado em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE

Michela Macêdo, Universidade de Pernambuco - UPE/Campus Petrolina

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE). Graduada em Pedagogia (UFPE)

Raissa Coutinho, Universidade de Pernambuco - UPE/Campus Petrolina

Doutora e mestre em Educação (UFPB). Graduada em Pedagogia (UFPB).

Referências

CORRÊA MEDEIROS, L. T.; ALMEIDA BARROS, A. L.; DA SILVA CONCEIÇÃO, S. A.; ARAÚJO, M. L. Recursos pedagógicos para a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: O cinema como instrumento de aprendizagem. Ciência Latina Revista Científica Multidisciplinar, v. 5, n. 1, p. 118-139, 25 ene 2021. Disponível em: https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/212. Acesso em: 24 out. 2024.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

EICHNER, Â. S.; TERRAZZAN, E. A.; BONFADA, K. M.; LIMA JUNIOR, A. M.; ACHTERBERG, G. B.; TRINDADE, E. B.; HENDGES, L. A.. Contribuições da Utilização de Recursos Didáticos na Aprendizagem de Estudantes do Ensino Médio. In: 2 Compartilhando Saberes, 2018, Santa Maria (RS). 2 Compartilhando Saberes, 2018. v. 2.

EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

EISENSTEIN, Sergei. O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e terra. 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

GUBACK, Thomas H. Derrière les Ombres de L’Écran: le Cinéma Américain en TantQu’industrie. Sociologie et Societés, Montreal, v. 8, n. 1, abr.1976. Disponível em:<http://www.erudit.org/revue/socsoc/1976/v8/n1/index.html>. Acesso em: 14 nov. 2024.

LIMA, Daniel Rodrigues de. Cinema e História: o filme como recurso didático no ensino/aprendizagem da História. Revista Historiador. N. 07. Ano 07. Jan., 2015. Disponível em: http://www.historialivre.com/revistahistoriador. p. 94-108

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez. 2013.

LOPES, Alexsandra Sobral Souza. Utilização do filme “Bicho de sete cabeças” como dispositivo pedagógico para o ensino de história. 2019. Monografia (Graduação em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.

LOUREIRO, Robson. Educação, Cinema e Estética: elementos para uma reeducação do olhar. Educação & Realidade, [S. l.], v. 33, n. 1, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6691. Acesso em: 23 out. 2024.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MACÊDO JÚNIOR, Adriano Menino de; SILVA, Clécio Danilo Dias da; OLIVEIRA, Swianny Rodrigues de; SILVA, Jhuliete Duarte da; SILVA, Rafael Araújo da. Recursos fílmicos e a prática pedagógica: um estudo sobre a visão de licenciandos sobre a sua utilização na educação básica. Educationis, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 70–78, 2021. DOI: 10.6008/CBPC2318-3047.2021.002.0009. Disponível em: https://sustenere.inf.br/index.php/educationis/article/view/CBPC2318-3047.2021.002.0009. Acesso em: 23 out. 2024.

MESSIAS, Renata Michele; BEZERRA, Josué Alencar. Cinema e Geografia: o filme como instrumento didático no ensino de Geografia. Revista de Geografia, [S. l.], v. 35, n. 3, p. 324–344, 2018. DOI: 10.51359/2238-6211.2018.229340. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistageografia/article/view/229340. Acesso em: 14 nov. 2024.

PRETO, F. M. M. O filme de ficção como recurso pedagógico em aula de História. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 123–149, 2020. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9153. Acesso em: 16 nov. 2024.

QUE horas ela volta? Direção de Anna Muylaert. Rio de Janeiro, RJ: Globo Filmes, 2015. 1 DVD (114 min), color.

QUIRINO, Valker Lopes. Recursos didáticos: fundamentos de utilização. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.

RAMOS, Isaac. LITERATURA, CINEMA E SALA DE AULA/LITERATURA, CINE Y CLASE. Revista ECOS, [S. l.], v. 25, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3363. Acesso em: 23 out. 2024.

SANTOS, Djavan Antério; CRUZ, Rodrigo W. S. O cinema enquanto fonte de reflexão crítica: possíveis contribuições para a ação interventiva docente. in. CARLOS, Erenildo João. (Org.). Educação e Cultura Visual: aprendizagens, discursos e memórias. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. p.269-286.

SANTOS, M. A. R. dos; GORDO, M. do E. S. C.; SANTOS, C. A. F. dos. Análise fí-lmica e educação: metodologia e necessidades formativas docentes. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [S. l.], v. 17, n. 47, p. 50–78, 2019. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3454. Acesso em: 23 ago. 2025.

SILVA, Vanessa A. R.; LIMA JÚNIOR, Walter Guarnier de. O Cinema Na Prática Pedagógica De Professores Do Ensino Fundamental. In. REDE — Revista Diálogos em Educação. v. 1, n. 1, janeiro-junho 2020, p. 156-167. Disponível em: http://faculdadeanicuns.hospedagemdesites.ws/ojs/index.php/revistadialogosemeducacao/article/view/32. Acesso em: 23 out. 2024.

VIGLUS, Darcy, O filme na sala de aula: um aprendizado prazeroso. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1532-8.pdf?PHPSESSID=2010011209155768, 2010. Acesso em: 23 out. 2024.

Arquivos adicionais

Publicado

09-09-2025

Como Citar

Rodrigues, M., Macêdo, M., & Silva Coutinho, R. R. (2025). O A USABILIDADE DO CINEMA EM SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO:: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Discurso & Imagem Visual Em Educação, 9(1/2), 51–82. https://doi.org/10.22478/ufpb.2526-0839.2024v9n1/2.75908