ANÁLISE DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v18i3.70152

Palavras-chave:

Proposta Curricular, Pedagogia Histórico-Crítica, Práxis

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a análise do processo de elaboração e implementação de uma Proposta Curricular municipal, que procurou se fundamentar nos pressupostos e princípios da Pedagogia Histórico-Crítica. Para tanto, apresentamos a estrutura, o conteúdo e as orientações pedagógicas do documento-base da proposta, desenvolvendo uma análise desse objeto a partir do método materialista-histórico, que considera as contradições inerentes ao processo de elaboração e implementação dessas diretrizes no município investigado. Com essa análise procuramos extrair elementos para uma reflexão mais ampla sobre as formas como essa abordagem teórica tem sido traduzida para a prática educativa. Tomando as categorias dialéticas da Práxis e do Trabalho como estruturantes da Pedagogia Histórico-Crítica e seu projeto político transformador como horizonte necessário para a construção e implementação de currículos, procuramos identificar os avanços e limites da Proposta analisada, considerando as mudanças ocorridas (ou não) nas condições objetivas e subjetivas de realização do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Silvana Galvani Claudino-Kamazaki, Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista. Docente na Universidade Estadual Paulista.

 

Francisco José Carvalho Mazzeu, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo, Brasil.

Doutor em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Docente na Universidade Estadual Paulista.

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Publicado

22-09-2025

Como Citar

CLAUDINO-KAMAZAKI, Silvana Galvani; MAZZEU, Francisco José Carvalho. ANÁLISE DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 18, n. 3, p. e70152, 2025. DOI: 10.15687/rec.v18i3.70152. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/70152. Acesso em: 18 nov. 2025.

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