POLÍTICAS CURRICULARES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA

um estudo de caso na Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.35501

Palavras-chave:

Políticas Curriculares do Curso de Pedagogia, Educação Ambiental, Ensino Superior, Prática Docente

Resumo

As Diretrizes Curriculares recomendam a inserção da temática ambiental nos currículos. Embora exista esta determinação, pesquisou-se se o emprego da mesma tem ocorrido no âmbito da prática educativa. Esta pesquisa apresenta o resultado de uma investigação sobre o desenvolvimento das ações docentes voltadas para a temática ambiental nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, nos Câmpus de Porto Velho, Guajará-Mirim e Ariquemes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como “estudo de caso”. O referencial teórico utilizado esteve baseado nos autores da ambientalização curricular, no currículo e na legislação ambiental, e na educação ambiental crítica. A metodologia adotada foi a qualitativa, um estudo de caso baseado em Stake (1994) tendo como instrumentos para a coleta de dados: a análise de documentos por meio de Projetos Político Pedagógico e, a realização de questionários com 61 (sessenta e hum) alunos dos últimos períodos dos cursos, com entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas a 3 (três) Coordenadores e 9 (nove) professores das disciplinas dos Cursos de Pedagogia que trabalham com a temática ambiental. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011) que serviu para identificar e descrever as categorias relacionadas a temática ambiental nos Cursos de Pedagogia. Os resultados apontam que os professores do curso de Pedagogia dos três câmpus trabalham com temas ambientais e que há um esforço em desenvolver um trabalho eficaz voltada para o ambiente físico e não para uma dimensão ambiental que envolva questões sociais, econômicas e culturais.

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Biografia do Autor

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia, Brasil.

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professor Associado III do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. 

Elenice Cristina da Rocha Feza, Faculdades Associadas de Ariquemes, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia e Vice Diretora Faculdades Associadas de Ariquemes.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

BARBA, C. H. de; FEZA, E. C. da R. POLÍTICAS CURRICULARES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: um estudo de caso na Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 11, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.35501. Disponível em: https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v3n11.35501. Acesso em: 4 out. 2024.