Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

  1. SUBMISSÕES E CONDIÇÕES INICIAIS

1.1. CADASTRO E PROCESSO EDITORIAL

O cadastro e o acesso ao sistema da revista, por meio de login e senha, são obrigatórios tanto para a submissão de trabalhos quanto para o acompanhamento do processo editorial em curso. Utilize o link de Acesso em conta existente ou Registro de nova conta.

1.2. CONFORMIDADE E REGRAS ÉTICAS

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade do manuscrito em relação a todos os itens listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão imediatamente devolvidas aos autores e autoras.

  • Originalidade e Ineditismo: A contribuição deve ser original e inédita, e não pode estar em processo de avaliação para publicação por qualquer outra revista. O trabalho submetido não pode ter sido previamente publicado em outros periódicos, revistas de divulgação, jornais, anais de eventos acadêmicos ou outros veículos, sejam impressos ou eletrônicos. Todas as submissões passam por programas de controle de plágio e autoplágio.
  • Formato do Arquivo: O arquivo deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Referências: URLs para as referências citadas devem ser informadas sempre que possível.
  • Normatização: O texto deve seguir rigorosamente os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nestas Diretrizes.

Reapresentação: Manuscritos devolvidos por não-conformidade normativa poderão ser submetidos novamente em um novo processo, após as devidas adequações

A Religare aceita trabalhos para as seguintes seções:

1) Artigos (nacionais e internacionais): resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual. Podem também ser incluídos nas seções de “dossiê” ou “artigos livres”. De 15 a 25  páginas (incluindo notas de rodapé e referências)

2) Resenha: crítica de livro relacionado ao campo temático das Ciências das Religiões, publicado nos últimos 4 anos. Extensão máxima de 4 páginas

3) Traduções: traduções de textos com temas e autores relevantes para a área. O manuscrito passará por avaliação de parecerista (ad hoc).

4) Entrevistas: realizadas pela própria Religare ou alguma tradução  de entrevista com pesquisadores relevantes para a área.

NORMAS PARA SUBMISSÃO

Serão aceitas contribuições em português, espanhol, francês, italiano ou inglês. O original deve ser apresentado no processador de textos Word for Windows, via sistema da revista.

Além do abstract, o título do artigo também deve vir em inglês, francês, espanhol ou italiano. Artigos sem abstract e sem o título traduzido não serão encaminhados para parecer e retornarão imediatamente para as pessoas autoras. Da mesma forma, os textos somente serão aceitos e encaminhados para parecer se estiverem de acordo com as normas de formatação da revista, que seguem abaixo.

Artigos, resenhas e traduções preferencialmente devem utilizar nossos Templates na sua feitura, acelerando o processo e evitando devolução do manuscrito. É só acessar este link:    https://drive.ufpb.br/s/xWsmdQAW88iWrB7    e escolher o tipo de submissão desejada, bastando preencher cada campo já dentro das normas de formatação da Religare – detalhadas a seguir, não obstante:

1.ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS E ASPECTOS FORMAIS

-Margens e espaçamento: Margem superior: 2,0 cm, Margem inferior: 2,0 cm, Margem esquerda: 2,0 cm, Margem direita: 2,0 cm. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5.

Parágrafo: recuo de 1,25 cm.

-Título em português: Título do artigo (Georgia, tamanho 16, negrito): Subtítulo do artigo (fonte Georgia, tamanho 14, sem negrito).

-Título em inglês ou outro idioma escolhido: Título do artigo (Georgia, tamanho 14, itálico, negrito): Subtítulo do artigo (fonte Georgia, tamanho 12, itálico, sem negrito).

Nome do autor ou da autora: Georgia, tamanho 12, sem negrito, alinhado à direita, em itálico. Logo depois do nome vem a nota para inserir identificação em nota de rodapé.  A identificação deve seguir as normas constantes no item 7. Na segunda etapa, de avaliação externa, as identificações serão retiradas para adequar-se ao duplo parecer às cegas.

-Resumo e Abstract. Palavras-chave e Keywords: Deve conter entre 100 e 250 palavras e de três a seis palavras-chave. Obrigatoriamente, o resumo deve conter: o tema do trabalho, os objetivos, a metodologia utilizada e as conclusões. Solicitamos veementemente a não-utilização de tradução automática da Web para título, abstract e Keywords e correlatos nos demais idiomas. Os termos “resumo”, “palavras-chave”, “abstract” e “Keywords” devem ser na fonte Georgia, tamanho 12, negrito, caixa alta. Já o corpo do texto do resumo e do abstract deve ser na fonte Georgia, tamanho 12, sem negrito espaço simples. Escreve-se “Resumo” e na outra linha, com espaço, inicia-se o texto. O mesmo para o Abstract (ou seja, o texto não começa em seguida). O resumo deve conter de três a seis palavras-chave em português e no idioma escolhido, separadas por ponto e vírgula. Tais regras valem para os demais idiomas aceitos pela revista: espanhol, francês e italiano; Resumen em espanhol, Résumé em francês e Riassunto em italiano. Palabras clave em espanhol, Mots clefs em francês, Parole Chiave em italiano.

2.ELEMENTOS TEXTUAIS

- O texto do arquivo (exceto resenhas e apresentação de dossiês) deve estar subdividido em Introdução, 1. Itens e subitens do desenvolvimento, Considerações finais e Referências.

- Formatação:

Corpo: Fonte Georgia, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 e texto justificado.

Notas de rodapé – Fonte Georgia, tamanho 10, espaçamento 1,0. As notas devem ser, exclusivamente, notas explicativas, comentários adicionais ou textos originais traduzidos no corpo do arquivo.

-  Citações literais até três linhas: no corpo do texto, entre aspas, fazendo a referência ao final no formato (Sobrenome, ano, página).

Citações literais com mais de três linhas: deve ser destacada do corpo do texto, fonte Georgia, tamanho 10, espaçamento 1,0, recuo 4 cm.

Subtítulos dos itens e subitens ao longo do artigo: Fonte Georgia 12, em negrito e alinhados à esquerda. Todos os subtítulos devem necessariamente ser numerados. Apenas a Introdução, as Considerações Finais e as Referências não devem ser numeradas.

Destaques no texto: deverão ser feitos em itálico;  não em sublinhado, negrito ou aspas. As aspas deverão ser usadas somente para citações menores que três linhas no corpo do texto.

- Numeração da página: deve vir no rodapé e à direita

- Ilustrações: As figuras deverão ser nítidas e devem já vir no corpo do texto com legendas logo abaixo. As legendas devem estar em tamanho 10, centralizadas, sem negrito.

Pesquisas envolvendo seres humanos: A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos em legislações específicas do país no qual a pesquisa foi realizada. Tais artigos deverão conter uma clara afirmação deste cumprimento.

- Citações: No corpo do texto ou em notas de rodapé, as referências devem utilizar o formato (Sobrenome, ano, página). Para citações com mais de 3 pessoas autoras, além dos sobrenomes das três primeiras pessoas, acrescenta-se a expressão “et al” (Ex: Sobrenome, Sobrenome, Sobrenome, et al, ano, página). Quando a autora ou o autor é citada/o dentro da própria frase do texto, apenas o ano constará entre parênteses (Ex: (...) conforme defende Sobrenome (ano, página) em sua exposição sobre...). Atenção: a citação das páginas, conforme a APA 7a edição, deve ocorrer tanto para citações diretas quanto para citações indiretas.

3.ELEMENTOS PÓS TEXTUAIS

Referências: Fonte Georgia, tamanho 12, caixa alta, espaçamento de 1,5. As referências devem ser listadas em ordem alfabética, com alinhamento à esquerda e recuo deslocado de 1,25 cm a partir da segunda linha de cada entrada (recuo francês). Os títulos de livros e de periódicos devem estar em itálico. A lista deve seguir rigorosamente as Normas APA 7ª edição, com espaçamento simples dentro de cada referência e entre elas. O manual oficial pode ser consultado em: https://apastyle.apa.org/

Livro:

Berger, P. (1985). O dossel sagrado: Elementos para uma teoria sociológica da religião. Paulus.

Organização de livro (Livro Organizado):

Teixeira, F., & Menezes, R. (Orgs.). (2006). As religiões no Brasil: Continuidades e rupturas. Vozes.

Capítulo de livro:

Montero, P. (1999). Religiões e dilemas da sociedade brasileira. In S. Miceli (Org.), O que ler na ciência social brasileira: Vol. 1. Antropologia (pp. 327–367). Editora Sumaré; ANPOCS/CAPES.

Artigo em periódico:

Sanchis, P. (1999). Inculturação? Da cultura à identidade, um itinerário político no campo religioso: O caso dos agentes de pastoral negros. Religião e Sociedade, 20(2), 55–72.

Tese ou dissertação:

Ramos, C. (2009). O discurso da luz: Imagens das religiões afro-brasileiras no arquivo do Jornal A Tarde [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional da UFBA.

Artigo na internet (Jornal Online):

Bochichio, R. (2005, 3 de maio). Mãe Stella recebe título honoris causa da UFBA. A Tarde. http://ceao.phl.ufba.br/phl8/popups/2005-05-03_r.pdf

Artigo em jornal (impresso):

Touraine, A. (2001, 23 de setembro). O recuo do islamismo político. Folha de São Paulo, 13.

Documentos eletrônicos (Relatório Governamental):

Ministério da Ciência e Tecnologia. (2000). Sociedade da informação no Brasil. http://www.socinfo.org.br/livro_verde/download.htm

Além das questões formais de apresentação do artigo, faz-se necessário cumprir também os seguintes requisitos:

  1. A contribuição deve ser original e inédita, e não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Frisamos que o trabalho submetido não pode estar publicado em outro(s) periódico(s), revistas de divulgação, jornais, nem em Anais de Eventos acadêmicos e outros veículos, impressos ou eletrônicos. Todas as submisões passam por programas para controle de plágio e autoplágio .

Para pesquisas que envolvem seres humanos - incluindo entrevistas, pesquisa participante, etnografias e variadas - observe-se a Resolução CNS-510/2016: é obrigatório mencionar no texto o código de submissão prévia, à época, a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) através da Plataforma Brasil  - em caso de pesquisa feita no Brasil, ou órgão similar em caso de pesquisa feita fora do Brasil. Apenas pesquisas bibliográficas (material já tornado público), que utilizam dados públicos (p. ex. postagens públicas em redes sociais) ou de opinião (p. ex. surveys) e que não identificam os participantes de pesquisa estão dispensadas de tal etapa da ética em pesquisa de acordo com a Resolução brasileira. Caso o artigo submetido não mencione o CAAE e o número do parecer consubstanciado que atesta que o estudo respeita a ética em pesquisa, será rejeitado.

  1. Uso de IAG (Inteligência Artificial Generativa). ⁠As ferramentas de IAG são reconhecidas na sua capacidade de auxiliar pesquisas científicas. Usá-las na feitura de manuscritos exige responsabilidade, senso crítico e ponderação. É lícito seu uso para checar validade de informações, referências, organizar bibliografia, buscar pesquisas suplementares, elaborar tabelas e figuras. Deve-se obrigatoriamente, na seção metodológica do manuscrito, mencionar sequais IAGs foram utilizadas na elaboração do  material submetido à avaliação da Religare, e para qual finalidade.

Apenas seres humanos assumem a autoria e as consequências legais do processo de criação intelectual dos trabalhos científicos que submetem à apreciação. Subentende-se também que a avaliação dos trabalhos científicos é tarefa exclusivamente humana, onde existe confidencialidade e avaliação cega entre autores e revisores. Os editores e revisores da Religare obrigam-se de antemão a não usar IAGs para avaliar os manuscritos que lhe são designados.

  1. O processo de avaliação é constituído de duas etapas: a pré-avaliação pela revista e a avaliação externa por dois pareceristas ad hoc. No primeiro momento, da pré-avaliação, a comissão editorial e executiva reserva-se o direito de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores e autoras para sua devida adequação às normas da Religare - e nesta etapa inclui-se a verificação através de apps para detecção de plágio, autoplágio e uso indevido de inteligência artificial no manuscrito. Depois de aprovados na primeira etapa, os artigos seguem para a segunda, de avaliação externa.
  2. Os artigos deverão ter entre 15 e 25laudas, já inclusos notas de rodapé e bibliografia. Deverão ser assinados por até três autoras/autores. No caso de três autoras/es, preferencialmente, ao menos dois deverão ter vinculação institucional distinta. Se for para a seção Resenha, deverá conter até 4 páginas. A titulação mínima para publicação na revista é de Graduado/a. Contudo, Graduados/as, Mestrandos/as e Mestres/as - e neste caso,  em coautoria com Doutores/as. Por coautoria entende-se participação efetiva na escrita do texto enviado. Orientação não configura coautoria! Pesquisadores e pesquisadoras com título de doutorado e com doutorado em andamento poderão enviar artigos solo.
  3. Após a publicação de um artigo na Religare, os autores e autoras só poderão fazer nova submissão após um ano de intervalo.
  4. O atendimento às modificações estabelecidas pelos pareceristas é fundamental para o bom andamento da publicação. Para isso, as autoras e autores receberão um prazo para execução. Caso não se verifique o cumprimento das modificações, o artigo retornará uma segunda vez aos autores e autoras. Se os prazos não forem cumpridos e as modificações não forem realizadas, a Religare se vê no direito de suspender o processo de publicação e arquivar a submissão.
  5. Todas as pessoas que assinam o trabalho devem estar cientes de que se o texto não seguir os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, poderão ter a sua submissão indeferida.
  6. A identificação das autoras e autores será constituída de:

- Nome completo

- Máxima titulação informando a instituição onde foi obtida, formação em andamento (quando for o caso) e país. Na sequência, a filiação institucional atual e E-mail (Ex.: Doutor/a em Ciências das Religiões, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, Brasil. Professor/a adjunto/a do Departamento de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. E-mail nome@provedor.br).

- As abreviações para identificação da filiação institucional só podem constar após o nome completo da instituição

- Por máxima titulação entende-se: Graduação em...; Mestrado em...; Doutorado em... .

- Pós-doutorado não é titulação! Trata-se de estágio pós doutoral. Pode ser incluído, quando em curso ou concluído, após a informação sobre a máxima titulação.

- Curso em andamento pode ser informado como segue: mestrado em andamento em...; doutorado em andamento em... .

- Todos os campos dos metadados relativos às informações sobre autoria, coautoria (se houver) e dados para indexação do trabalho precisam ser devidamente preenchidos e seguirem o padrão indicado.

  1. Todas as citações literais devem estar no mesmo idioma do artigo. Se o artigo foi escrito em português e a citação estiver em outro idioma, a pessoa autora deve oferecer uma tradução pessoal do trecho citado, colocando a informação "tradução nossa" dentro de parênteses com as informações sobre a citação e o texto original, que também deve constar em nota de rodapé. Ex. (Sobrenome, ano, página, tradução nossa).

Número especial

Reservada para os anos em que a Religare terá um número especial, ou seja, adicional aos dois números anuais

Declaração de Direito Autoral

O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:

- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.

- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.

- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.

- Também as pessoas autoras que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.

- Autoras e autores têm permissão e são estimuladas/os a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

                                                               

Número especial

Reservada para os anos em que a Religare terá um número especial, ou seja, adicional aos dois números anuais

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.