“O belíssimo espetáculo da paisagem”: a romaria do Monte Santana em São Pedro do Potengi
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.69722Resumo
Neste artigo tenho como escopo a romaria do Morro de Santana em São Paulo do Potengi. Situada em um dos menores municípios do Rio Grande do Norte, o Monte Santana realiza duas importantes romarias ao longo do ano: no dia primeiro de janeiro e na primeira segunda-feira de agosto, no chamado “Dias e Águas”. Aciono essa celebração religiosa com o fulcro de analisar os impasses no processo de construção do espaço devocional a partir dos registros publicados na imprensa norte-rio-grandense e da legislação atinente ao controle do espaço da ermida. Trata-se, em certa medida, de uma documentação que busca elucidar a romaria como evidência da visibilidade do município e da permanência das práticas populares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.