A diversidade religiosa brasileira em foco
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.71273Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a diversidade religiosa brasileira, vista a partir de uma abordagem que valoriza os entrelugares e fronteiras dos processos socioculturais, não se limitando às institucionalidades e formalidades doutrinárias dos grupos religiosos. Metodologicamente, recorreu-se ao princípio pluralista, agrupando o conteúdo em três blocos de análise. O primeiro indica elementos que marcam a diversificação da vivência religiosa, incluindo trânsitos e múltiplas participações, formas híbridas e recomposições socioculturais e pluralidades internas de diferentes tradições e espiritualidades. O segundo se constitui em um mapeamento da diversidade religiosa, com ênfase nas diferenças resultantes das inserções históricas dos grupos, dos níveis de conexão deles com a matriz cultural e religiosa brasileira, do grau de vivência comunitária – levando em conta os variados perfis ideológicos –, das formas de interação com os processos e culturas midiáticas e com questões políticas presentes na esfera pública e no cotidiano, como as disputas em torno da justiça racial, das relações de gênero e diversidade sexual e da defesa da democracia, dos direitos humanos e da terra. O terceiro bloco foca as cosmopercepções e espiritualidades afro-indígenas, com destaque na revisão do conceito moderno de religião, que não leva em consideração as experiências holísticas e totalizantes que estruturam estilos de vida, culturas e formas de agir e de pensar, como das umbandas, encantarias e candomblés, e suas diversidades internas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.