Perfil sociodemográfico, religião, estilo de vida e saúde mental de adultos jovens
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.71477Resumo
A saúde mental influencia e é influenciada pelo estilo de vida adotado pelas pessoas. Objetivo: analisar associação entre variáveis sociodemográficas, incluindo religião, o estilo de vida, baseado no Questionário Oito Remédios Naturais (Q8RN) e a presença de Transtornos Mentais Comuns (TMC), segundo as dimensões do Self-Report Questionnaire (SRQ-20), em participantes de uma Feira Virtual de Saúde. Método: Trata-se estudo de corte transversal, quantitativo com amostra não probabilística de 954 participantes. Resultados: Embora o estilo de vida tenha se mostrado “bom”, os domínios “Exercício físico” e “Descanso / Sono” ficaram abaixo da média. Houve destaque para associação positiva entre “Confiança em Deus” e os fatores sociodemográficos com destaque para a religião adventista. Os sintomas relativos à dimensão “humor depressivo-ansioso” foram os mais prevalentes e identificados, predominantemente, na faixa etária mais jovem, até 24 anos. Conclusão: as ações de promoção da saúde devem envolver, preferencialmente, mulheres, jovens e adolescentes, com o objetivo de melhorar as formas de autocuidado para esses grupos, contribuindo para melhorar a saúde mental deles.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.