Educação, Ensino Religioso e formação de professores:
um olhar crítico sobre a necessidade de um Ensino Religioso laico e não-proselitista
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.72693Resumo
O ensino religioso nas escolas públicas brasileiras tem gerado intensos debates, especialmente no que se refere à laicidade do Estado e à promoção de uma educação inclusiva e plural. Com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em novas abordagens pedagógicas, como as propostas por Vasconcelos (2023) e Evangelista e Aragão (2023), o ensino religioso deve ser laico e não proselitista, valorizando a diversidade religiosa e cultural do país. Essa mudança busca garantir uma formação cidadã sem favorecimento de uma crença específica. O objetivo desta pesquisa é discutir e fundamentar a necessidade de um ensino religioso que respeite o princípio do Estado laico, promovendo a diversidade e o respeito em ambientes educacionais, sem proselitismo. A metodologia adotada foi uma análise crítica e um levantamento bibliográfico, com base em estudos de autores como Vasconcelos (2023), Evangelista e Aragão (2023), e outros que discutem a implementação do ensino religioso laico no Brasil. O estudo apresentou a necessidade urgente de revisar a formação dos professores e as práticas pedagógicas, para garantir um ensino religioso que respeite a pluralidade e esteja alinhado com os princípios da laicidade e da democracia, promovendo a convivência respeitosa entre as diferentes tradições religiosas.
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