Cristianismo e diferença

entre a ética da desconstrução e o diálogo inter-religioso

Autores

  • Robson da Costa de Souza Instituto Federal do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.72827

Resumo

Este artigo examina o pós-teísmo como resposta ao colapso dos fundamentos transcendentes da ética e da teologia, propondo um Cristianismo reposicionado como prática ética e política em contextos plurais contemporâneos. A partir da crítica de Slavoj Žižek à transcendência ética, argumenta-se que a ausência de garantias últimas abre caminho para uma ética imanente e relacional, articulada pelas noções de precariedade compartilhada, de Judith Butler, e hospitalidade incondicional, de Jacques Derrida. Por meio de uma análise teórica, avaliam-se as contribuições de Paul Tillich e Leonardo Boff ao paradigma pós-teísta, destacando seu potencial e limitações. Conclui-se que, ao abdicar de sua autorreferencialidade histórica, o Cristianismo pode atuar como agente de justiça e diálogo na esfera pública inclusiva, fundamentada na interdependência e na solidariedade.

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Biografia do Autor

Robson da Costa de Souza, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutor em Serviço Social, com ampla experiência acadêmica e profissional nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, atuando de forma interdisciplinar nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Sua trajetória acadêmica é marcada pela investigação de temas como religião, política, gênero e sociedade, com especial ênfase nas relações entre o calvinismo, os processos de secularização e a teologia política contemporânea. Desenvolve estudos e projetos na área de educação e currículo, integrando abordagens críticas e inovadoras que dialogam com as necessidades do ensino e as práticas pedagógicas contemporâneas. Atualmente, exerce a docência na Educação Básica e no ensino superior no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), onde implementa metodologias que articulam formação técnica e científica com reflexões sociológicas e filosóficas. Sua prática docente destaca-se pela articulação entre teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, explorando sua aplicação no contexto educacional brasileiro. É comprometido com a formação cidadã e crítica de seus estudantes, buscando conectar os desafios educacionais às transformações sociais do mundo contemporâneo. Autor de diversas publicações acadêmicas, seus trabalhos abordam questões como subjetividade, estrutura social e os impactos da religião na esfera pública, utilizando teorias inovadoras e metodologias interdisciplinares. Participa ativamente de redes acadêmicas e eventos científicos, promovendo a disseminação de suas pesquisas e o diálogo com pesquisadores nacionais e internacionais. Como parecerista de periódicos, contribui para o fortalecimento do rigor teórico e metodológico nas Ciências Humanas e Sociais. Suas investigações destacam-se pelo uso de ferramentas teóricas como a análise do discurso e o pós-estruturalismo, dialogando com autores como Michel Foucault, Jacques Derrida, Judith Butler e Slavoj Zizek. Atualmente, concentra seus esforços em aprofundar as interfaces entre teoria do discurso, pós-estruturalismo e análise crítica das dinâmicas socioculturais contemporâneas, aplicando essas perspectivas tanto em suas pesquisas quanto na prática pedagógica. Com uma abordagem que combina rigor teórico, relevância prática e engajamento social, sua atuação reafirma o compromisso com a produção de conhecimento interdisciplinar, a inovação curricular e a transformação educacional. Seu trabalho reflete uma contribuição significativa para os campos da Educação e das Ciências Sociais, reforçando seu papel como um acadêmico engajado na construção de respostas às questões mais prementes de nosso tempo.

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Publicado

2025-07-28

Como Citar

DA COSTA DE SOUZA, Robson. Cristianismo e diferença: entre a ética da desconstrução e o diálogo inter-religioso. Religare, [S. l.], v. 22, n. 1, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.72827. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/72827. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos Nacionais