Friedrich Nietzsche e o dilema das Ciências das Religiões
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.72876Resumo
Examina-se o impacto do pensamento de Friedrich Nietzsche nas ciências das religiões, revelando um inquietante dilema conceitual. Ao se apresentar como ciência, herda a pretensão de neutralidade e objetividade da ciência moderna; ao mesmo tempo, tendo a religião como universo discursivo, perpetua estruturas simbólicas que prometem sentidos absolutos e transcendentes. Configura-se, assim, como uma nova metafísica, com validação acrítica de seu conceito central: o fenômeno religioso, agora moldado e legitimado pelos ideais da razão que fundamentam o racionalismo. Logo, as ciências das religiões carregam em si duas vezes o peso das maiores críticas nietzschianas: a ciência e a religião como expressões máximas do niilismo. A promessa de verdade permanece engendrada nos valores, seja pela revelação transcendente ou pelo racionalismo científico. Conclui-se que o pensamento nietzschiano oferece muito mais que uma crítica visceral às ciências das religiões; este, por sua vez, potencializa um esforço reflexivo acerca dos desdobramentos filosóficos de suas bases conceituais. Trata-se de um empenho por uma necessária ruptura, para que seja repensado a relação entre ciência, religião e a condição humana, demasiada humana.
Palavras-chave: Nietzsche; Perspectivismo; Genealogia da Moral; Niilismo; Ciências das Religiões; Filosofia da Religião.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.