Metodologias ativas no Ensino Religioso

Autores

  • Maria Delourdes Marques Frota Faculdade UNIDA de Vitória - ES

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.73054

Resumo

Quando implementamos estratégias de ensino baseadas em Metodologias Ativas, o aprendizado se torna mais atrativo, pois os alunos deixam de ser meros espectadores para se tornarem participantes ativos na construção de seu conhecimento. Diante dessa ideia, o objetivo deste estudo é examinar os estudos já realizados na área, particularmente no que diz respeito à aplicação de Metodologias Ativas no componente de Ensino Religioso. Para tal, adotamos uma metodologia qualitativa com foco descritivo, utilizando a técnica de consulta metodológica. Quanto aos dados, estes foram examinados por meio da Análise de Conteúdo. Considerando as reflexões sobre as sete (7) pesquisas, esta revisão destacou a significativa relevância da aplicação planejada de Metodologias Ativas no Ensino Religioso, assegurando um aprendizado mais dinâmico, crítico e inclusivo. Ao final, a pesquisa aponta que a integração da tecnologia nesse campo deve ser feita de maneira estratégica e pedagógica, de modo que seu uso favoreça um ensino mais interativo e relevante. A área de Ciências das Religiões se estabelece como uma base fundamental para aprimorar o ensino, promovendo uma perspectiva plural e fenomenológica. Portanto, desenvolver estratégias pedagógicas bem elaboradas e implementar a formação continuada dos docentes pode ser essencial para a transformação do Ensino Religioso, adequando-o às exigências atuais da educação.

 

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Ciências das Religiões. Metodologias Inovadoras.

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Publicado

2025-05-15

Como Citar

MARQUES FROTA, Maria Delourdes. Metodologias ativas no Ensino Religioso . Religare, [S. l.], v. 22, n. 1, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.73054. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/73054. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos Nacionais