Metodologias ativas no Ensino Religioso
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.73054Resumo
Quando implementamos estratégias de ensino baseadas em Metodologias Ativas, o aprendizado se torna mais atrativo, pois os alunos deixam de ser meros espectadores para se tornarem participantes ativos na construção de seu conhecimento. Diante dessa ideia, o objetivo deste estudo é examinar os estudos já realizados na área, particularmente no que diz respeito à aplicação de Metodologias Ativas no componente de Ensino Religioso. Para tal, adotamos uma metodologia qualitativa com foco descritivo, utilizando a técnica de consulta metodológica. Quanto aos dados, estes foram examinados por meio da Análise de Conteúdo. Considerando as reflexões sobre as sete (7) pesquisas, esta revisão destacou a significativa relevância da aplicação planejada de Metodologias Ativas no Ensino Religioso, assegurando um aprendizado mais dinâmico, crítico e inclusivo. Ao final, a pesquisa aponta que a integração da tecnologia nesse campo deve ser feita de maneira estratégica e pedagógica, de modo que seu uso favoreça um ensino mais interativo e relevante. A área de Ciências das Religiões se estabelece como uma base fundamental para aprimorar o ensino, promovendo uma perspectiva plural e fenomenológica. Portanto, desenvolver estratégias pedagógicas bem elaboradas e implementar a formação continuada dos docentes pode ser essencial para a transformação do Ensino Religioso, adequando-o às exigências atuais da educação.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Ciências das Religiões. Metodologias Inovadoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.