Religião e ideologia
disputas no espaço público a partir de Žižek e do pensamento decolonial
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.73177Resumo
Este trabalho aborda a relação entre religião e ideologia no espaço público, a partir do pensamento de Slavoj Žižek e do pensamento decolonial, com base nas contribuições de Aníbal Quijano, Walter Mignolo e Enrique Dussel. O ponto de partida é O absoluto frágil, no qual Žižek analisa como a subjetividade se configura dentro das ideologias que legitimam o discurso capitalista-absolutista, funcionando como um mecanismo de dominação institucional no qual as religiões também se inserem. O avanço desta pesquisa é a inserção do pensamento decolonial, que problematiza os efeitos persistentes da colonialidade do poder e propõe alternativas ao modelo hegemônico moderno/colonial. Ao discutir a diferença colonial, o pensamento decolonial destaca a necessidade de considerar epistemologias marginalizadas, critica a lógica excludente da Modernidade e sugere um horizonte ético-político que integra perspectivas subalternizadas. A metodologia adotada é bibliográfica, qualitativa e comparativa, utilizando os pensamentos de Žižek e de pensadores decoloniais. Uma hipótese central é a de que a(s) religião(ões), intrinsecamente ligadas à cultura, história, política e ideologia, podem ser o que Mignolo denomina como gnose liminar: um espaço de (re)existência ideológica para o pensamento subalterno, favorecendo a inclusão da diversidade nos espaços públicos.
Palavras-chave
Ideologia; Espaço público; Pensamento Decolonial; Religião; Slavoj Žižek.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.