Religião e ideologia

disputas no espaço público a partir de Žižek e do pensamento decolonial

Autores

  • Torres Neto Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Dalpra Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.73177

Resumo

Este trabalho aborda a relação entre religião e ideologia no espaço público, a partir do pensamento de Slavoj Žižek e do pensamento decolonial, com base nas contribuições de Aníbal Quijano, Walter Mignolo e Enrique Dussel. O ponto de partida é O absoluto frágil, no qual Žižek analisa como a subjetividade se configura dentro das ideologias que legitimam o discurso capitalista-absolutista, funcionando como um mecanismo de dominação institucional no qual as religiões também se inserem. O avanço desta pesquisa é a inserção do pensamento decolonial, que problematiza os efeitos persistentes da colonialidade do poder e propõe alternativas ao modelo hegemônico moderno/colonial. Ao discutir a diferença colonial, o pensamento decolonial destaca a necessidade de considerar epistemologias marginalizadas, critica a lógica excludente da Modernidade e sugere um horizonte ético-político que integra perspectivas subalternizadas. A metodologia adotada é bibliográfica, qualitativa e comparativa, utilizando os pensamentos de Žižek e de pensadores decoloniais. Uma hipótese central é a de que a(s) religião(ões), intrinsecamente ligadas à cultura, história, política e ideologia, podem ser o que Mignolo denomina como gnose liminar: um espaço de (re)existência ideológica para o pensamento subalterno, favorecendo a inclusão da diversidade nos espaços públicos.

Palavras-chave

Ideologia; Espaço público; Pensamento Decolonial; Religião; Slavoj Žižek.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Torres Neto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre(2021) e graduado (2016) em Filosofia pela mesma instituição/UFJF.

Dalpra, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Ciência da Religião pela mesma instituição. Especialista em Psicanálise pela Faculdade Dom Alberto. Especialista em Antropologia Brasileira pelo Centro Universitário Celso Lisboa. 

Downloads

Publicado

2025-06-03

Como Citar

TORRES NETO, Jungley de Oliveira; DALPRA, Daniel Martins. Religião e ideologia: disputas no espaço público a partir de Žižek e do pensamento decolonial . Religare, [S. l.], v. 22, n. 1, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.73177. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/73177. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos Nacionais