Por uma nova/velha abordagem para o estudo dos rituais

a contribuição de Frazer

Autores

  • Silas Guerriero Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Paola Corrente Dipartimento di Studi Umanistici da Università degli Studi di Salerno - UNISA, Italia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.74094

Resumo

As abordagens sobre os rituais apresentam múltiplas perspectivas e um consenso parece inútil além de impossível de ser alcançado. Ainda que seja de grande importância ter presente que o significado do ritual guarda as marcas culturais locais, é preciso reconhecer que a prática ritualística é universal. A depender das perspectivas que vem da etologia e das ciências cognitivas, ritual é algo muito mais profundo e encontrado em uma ampla variedade de espécies. No caso humano, as abordagens mais intelectualistas apontam para um mecanismo intuitivo que leva à prática dos rituais. Na abordagem da ciência da religião sistemática é possível traçar elementos básicos que apontam para uma conceituação ampla e operativa das práticas ritualísticas. Para tanto, faz-se necessário o uso do método comparativo que englobe uma ampla gama de realidades socioculturais. Embora tenha sido criticado por suas visões evolucionistas, o antropólogo James G. Frazer muito contribuiu para as duas vertentes que aqui utilizamos: o método comparativo e a perspectiva intelectualista. Este artigo se propõe a resgatar as contribuições de Frazer para os estudos de rituais e como essas traziam alguns insights que são discutidos mais apropriadamente hoje pelas ciências cognitivas da religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silas Guerriero, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), graduação em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2012), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), mestrado em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2013) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado do Departamento de Ciência da Religião da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP. Exerce o cargo de Pró-Reitor de Educação Continuada. É avaliador de curso de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências da religião, antropologia da religião, antropologia, novos movimentos religiosos e nova era.

Downloads

Publicado

2025-08-02

Como Citar

GUERRIERO, Silas; CORRENTE, Paola. Por uma nova/velha abordagem para o estudo dos rituais : a contribuição de Frazer . Religare, [S. l.], v. 22, n. 1, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.74094. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/74094. Acesso em: 18 nov. 2025.