Devir macumbeiro
uma abordagem contemporânea do ritual na Ciência da Religião
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.74099Resumo
Nas disputas entre o Brasil-nação e a brasilidade, a nossa sociabilidade é tensionada por políticas e poéticas produzidas e reverberadas por sujeitos que corporificam, corporalizam e incorporam seus saberes. Dessas possibilidades ontológicas aparecem éticas e estéticas plurais, múltiplas e diversas que podemos experimentar e praticar por meio de rituais. Para a disciplina da Ciência da Religião, o ritual é uma categoria que nos permite rever certas crenças metodológicas e perspectivar outros caminhos científicos que nos aproximam de nossas alteridades enquanto sujeitos brasileiros. Neste texto, recuperaremos o conceito de ritual, por meio do devir macumbeiro, para alcançarmos as contribuições da terreiragem à religiosidade brasileira, tanto na análise do discurso da mitopoética compartilhada pela macumbaria quanto na perspectiva empírica dessas práticas no cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.