Ritual e suas funções no Zen-budismo:
casos de convergência entre a prática ritualística Zen e o Ocidente
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.74100Resumo
Este artigo abordará as funções do ritual no Zen-Budismo. Quanto à metodologia, primeiro, faremos uma contextualização histórica do entendimento do ritual no Zen, que predominou até os anos 2000. Veremos que novos estudos realizados desde então passaram a revelar o Zen como uma tradição na qual o ritual tem grande importância. Em seguida, abordaremos as funções do ritual buscando comparar diferentes estudos realizados em grupos Zen de diferentes localidades. Como eixo teórico, iremos apresentar uma divisão em três etapas que reúnem as funções do ritual Zen aqui estudadas. Isso nos permitirá discutir a categoria do “budismo moderno” utilizada por estudiosos contemporâneos para definir o budismo que se opõe a suas formas tradicionais. Veremos que, diferentemente do que a retórica modernista pretendeu instituir, há casos de continuidade na interpretação tradicional da prática Zen do Oriente ao Ocidente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.