A espiritualidade de mães de neonatos internados em Unidade de Terapia Intensiva em maternidade de referência do município de João Pessoa – PB
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.74334Resumo
Tema: Espiritualidade de Mães de Neonatos Internados. Objetivos: Descrever os aspectos emocionais da vivência religioso-espiritual de mães de neonatos internados em Unidade de Terapia Intensiva. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional, prospectivo e transversal em maternidade pública de alto risco. As mães responderam a um questionário sóciodemográfico e a duas escalas validadas para diagnóstico do nível de espiritualidade, a Escala CRE - Breve e a Escala de Atitude Religiosa. Os dados foram analisados usando ambiente de programação R. Conclusões: As participantes apresentaram um nível alto de atitude religiosa, e o coping positivo foi mais alto do que o negativo. Quanto mais os sentimentos maternos eram positivos, menos havia uma reavaliação negativa de Deus. A correlação entre um melhor Apgar do quinto minuto e o coping positivo chamou atenção na pesquisa. Atitudes religiosas foram maiores em participantes que possuíam algum hobby. O coping negativo cresceu à medida que os dias de internação aumentavam. Há necessidade de pesquisas com amostras maiores e mais diversificadas, bem como de estudos que explorem a interação entre a espiritualidade e outros fatores, como o suporte social, a saúde emocional e a resiliência.
Palavras-chave: Espiritualidade, Mães, Neonatos, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.