A espiritualidade de mães de neonatos internados em Unidade de Terapia Intensiva em maternidade de referência do município de João Pessoa – PB

Autores

  • Leila Batista Martins Faculdade de Medicina do ABC https://orcid.org/0009-0004-6620-3158
  • Bianca Alves Vieira Bianco Faculdade de Medicina do ABC
  • Karen Guedes de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.74334

Resumo

Tema: Espiritualidade de Mães de Neonatos Internados. Objetivos: Descrever os aspectos emocionais da vivência religioso-espiritual de mães de neonatos internados em Unidade de Terapia Intensiva. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional, prospectivo e transversal em maternidade pública de alto risco. As mães responderam a um questionário sóciodemográfico e a duas escalas validadas para diagnóstico do nível de espiritualidade, a Escala CRE - Breve e a Escala de Atitude Religiosa. Os dados foram analisados usando ambiente de programação R. Conclusões: As participantes apresentaram um nível alto de atitude religiosa, e o coping positivo foi mais alto do que o negativo. Quanto mais os sentimentos maternos eram positivos, menos havia uma reavaliação negativa de Deus. A correlação entre um melhor Apgar do quinto minuto e o coping positivo chamou atenção na pesquisa. Atitudes religiosas foram maiores em participantes que possuíam algum hobby. O coping negativo cresceu à medida que os dias de internação aumentavam. Há necessidade de pesquisas com amostras maiores e mais diversificadas, bem como de estudos que explorem a interação entre a espiritualidade e outros fatores, como o suporte social, a saúde emocional e a resiliência.

Palavras-chave: Espiritualidade, Mães, Neonatos, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Alves Vieira Bianco, Faculdade de Medicina do ABC

Possui graduação em Biomedicina (2000-2003) com habilitação em Genética e Conselheira Geneticista. Mestrado (2004-2006), Doutorado (2006-2009) e Pós-doutorado (2009-2013) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, na Faculdade de Medicina do ABC/Centro Universitário FMABC é Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Orientadora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde; Professora Associada A da Disciplina de Genética; membro do NDE do curso de Nutrição, Supervisora de estágio na área de Genética Humana para o curso de Biomedicina, Membro do Conselho Gestor, Membro do Grupo de Atenção Integral a Doenças Raras e Geneticista do Instituto Ideia Fértil-Centro de Reprodução Humana e Genética da instituição, sendo responsável pelo aconselhamento genético. É também Pesquisadora Visitante do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, professora colaboradora do Grupo IBMEC e Editora Associada dos periódicos Einstein (São Paulo), Human Reproduction Archives da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Frontiers in Reproductive Health, Frontiers in Endocrinology, Italian Journal of Gyncology Obstetrics e Gynecology and Obstetrics Investigation. É membro do Global Burden of Disease Collaborator Network. Foi orientadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnociência da Universidade Federal do ABC (2016-2023). Possui mais de 176 trabalhos publicados, que receberam mais de 2.500 citações no Web of Science, fator H=26. Participou como palestrante em eventos científicos nacionais e internacionais. Teve 19 auxílios da FAPESP como pesquisadora proponente. Tem experiência nas áreas de Genética Humana e Médica, Saúde Sexual e Reprodutiva e cânceres urológicos, atuando principalmente nos temas: Genética humana, Reprodução Humana Assistida, Infertilidade, Teste Genético Pré-Implantação, Endometriose, Aconselhamento Genético, Doenças raras, e Biomarcardores no Câncer de próstata. (Texto informado pelo autor)

Karen Guedes de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação (DFE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Psicologia Social (UFPB); Mestre em Ciências das Religiões (UFPB); Especialista em Psicopedagogia Clínico-Institucional (ESAB) e em Avaliação Psicológica (Ipog); Graduada em Psicologia- Habilitação em Formação de Psicólogo e Licenciatura Plena (UEPB). Atua em estudos na área da Psicologia da Educação, com ênfase em Logoterapia e Análise Existencial, Psicologia e a Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Humano. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial (LAPLAE/UFPB). Coordenadora da Brinquedoteca do Centro de Educação - CE/UFPB (Gestão 2024-2026).E-mail: karen_costaguedes@hotmail.com. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

BATISTA MARTINS, Leila; ALVES VIEIRA BIANCO, Bianca; GUEDES DE OLIVEIRA, Karen. A espiritualidade de mães de neonatos internados em Unidade de Terapia Intensiva em maternidade de referência do município de João Pessoa – PB. Religare, [S. l.], v. 22, n. 1, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.74334. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/74334. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos Nacionais