O tarô na era digital: lógicas de consumo, teatralização e busca terapêutica

Autores

  • Elisabeth Eglem

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.74437

Resumo

Esta pesquisa analisa as evoluções contemporâneas do uso do tarô na França, no contexto da popularização dessa prática nas redes sociais, especialmente na rede Instagram. A metodologia associa etnografia digital (observações não participantes online com uma coleta de fotos) e entrevistas em profundidade com cinco tarólogos. Se investiga em que medida o tarô faria parte de uma cultura terapêutica alternativa orientada para as emoções e o bem-estar, e qual é o papel das ferramentas de comunicação digital nesse processo. Após uma revisão de literatura sobre o tarô, a comunicação digital e o desenvolvimento pessoal, apresenta-se a pesquisa de campo, seguida de uma discussão sobre os temas principais. As principais conclusões remetem ao tarô como produto de consumo estético e lúdico; a valorização das emoções e ao reencantamento da introspeção pela simulação da intuição; e finalmente, a influência do desenvolvimento pessoal sobre a oferta de tarô e a sua potencial inscrição nos princípios da relação terapêutica.

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Publicado

2025-07-28

Como Citar

EGLEM, Elisabeth. O tarô na era digital: lógicas de consumo, teatralização e busca terapêutica. Religare, [S. l.], v. 22, n. 1, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.74437. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/74437. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos Nacionais