Transferência de poder simbólico
o “coronelismo” religioso nas Assembleias de Deus do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.74470Resumo
Este artigo analisa as dinâmicas de poder e sucessão nas Assembleias de Deus no Brasil, apresentando a transformação do modelo congregacional para uma estrutura de episcopalismo centralizado na figura do pastor-presidente. O objetivo é compreender como essa mudança organizacional facilita a transferência de poder simbólico entre líderes e seus sucessores, frequentemente membros da mesma família, contribuindo para a consolidação de projetos pessoais de poder. A metodologia adotada é qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica a partir de autores como Weber, Bourdieu e Leal. O estudo revela que práticas como nepotismo, patrimonialismo e clientelismo são utilizadas dentro das dinâmicas religiosas, em analogia ao “coronelismo” político tradicional, para reproduzir poder e influência nos campos eclesiástico e político. Conclui-se que tais estratégias favorecem a manipulação simbólica da fé para fins eleitorais, caracterizando o fenômeno denominado por LEAL (2012) como “voto de cajado”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.