A Guerra Esquecida do Iêmen e a Violação dos Direitos das Crianças:
O que diz a Comunidade Internacional
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2025v12n24.72034Resumo
Nos últimos anos o Iêmen vem apresentando-se no contexto internacional como a nação de pior crise humanitária do mundo e simultaneamente palco de grandes tragédias sócio- políticas em seu cenário interno. Este trabalho preocupou-se em analisar examinar como o conflito que ocorre no país afeta diretamente os direitos de crianças e adolescentes. Ao estudar o assunto buscamos identificar quais e como são violados os direitos das crianças e por fim descrever o que diz a comunidade internacional mediante o cenário. A metodologia empregada se concentra em uma abordagem bibliográfica, dedutiva e descritiva, baseada em artigos, teses e relatórios especializados no assunto. Acredita-se que a importância de abordar tal tema se torna especialmente relevante haja vista a pouca quantidade de estudos publicados na academia e a pouca visibilidade pelos veículos de comunicação. Conclui-se que a guerra esquecida no Iêmen precisa ser observada também sob a ótica das crianças, visto que a grande maioria dos estudos publicados pela academia não dão tanta notoriedade ao assunto em questão. Além disso, é necessário que os Estados vizinhos do país iemenita e a comunidade internacional se atentem para a situação dramática vivenciada no país objetivando erradicar por completo os inúmeros casos de desrespeito aos direitos de crianças e adolescentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).